Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Maria Adreciana Silva de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil - Ceará | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T11:28:44Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T11:28:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará | pt_BR |
dc.title.alternative | The Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of Ceará | pt_BR |
dc.title.alternative | El Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de Ceará | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 9-50 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atraso escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propensity score matching | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 64, out./dez. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndices. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper aims to assess the effects of different situations of violence experienced by students from the 9th grade of elementary school in Ceará on school delay. Therefore, microdata from the 2015 School Health Survey (PeNSE) were used, using the propensity score matching (PSM) method. The results showed an increase in the age-grade distortion for students who stopped going to class due to insecurity in the school environment or on the way to school, for those who practice bullying, students exposed to sexual violence and for those who have already been involved in fights with physical fight, firearm or bladed weapon. Contrary evidence was obtained for the effect of those who had already been bullied, showing negative effects of around 2% on school delay | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n64_Artigo1_o_impacto_da_exposicao.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.