Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAguiar, Maria Adreciana Silva de-
dc.coverage.spatialBrasil - Cearápt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T11:28:44Z-
dc.date.available2024-03-12T11:28:44Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationAGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Cearápt_BR
dc.title.alternativeThe Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of Cearápt_BR
dc.title.alternativeEl Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de Cearápt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 9-50 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violênciapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAtraso escolarpt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordPropensity score matchingpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 64, out./dez. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndices.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper aims to assess the effects of different situations of violence experienced by students from the 9th grade of elementary school in Ceará on school delay. Therefore, microdata from the 2015 School Health Survey (PeNSE) were used, using the propensity score matching (PSM) method. The results showed an increase in the age-grade distortion for students who stopped going to class due to insecurity in the school environment or on the way to school, for those who practice bullying, students exposed to sexual violence and for those who have already been involved in fights with physical fight, firearm or bladed weapon. Contrary evidence was obtained for the effect of those who had already been bullied, showing negative effects of around 2% on school delaypt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n64_Artigo1_o_impacto_da_exposicao.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.