Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira | - |
dc.contributor.author | Torres, Carlos Eduardo da Gama | - |
dc.contributor.author | Silva, Gustavo Peixoto | - |
dc.coverage.spatial | Brasil - Minas Gerais - Varginha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T13:08:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T13:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Felipe Lopes Vieira; TORRES, Carlos Eduardo da Gama; SILVA, Gustavo Peixoto. A Logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais: uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 137-163, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13164 | - |
dc.description.abstract | As simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A Logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha | pt_BR |
dc.title.alternative | The Transport logistics of the coffee sector in Minas Gerais : a comparison between road and railways modes and the Varginha railway reinsertation | pt_BR |
dc.title.alternative | La Logística del transporte del sector cafetero en Minas Gerais : una comparación entre los modos carretera y ferroviario y la reinserción ferroviaria de Varginha | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 137-163 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Redes Ferroviárias | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transporte | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Agricultura::Produção Vegetal::Outras Culturas::Café | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de viabilidade econômica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reativação de infraestrutura ferroviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custo de transporte do café | pt_BR |
dc.subject.keyword | Shortline | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar a logística de transporte utilizada nas exportações de café em Minas Gerais e compreender os custos envolvidos, no intuito de subsidiar a proposição de melhorias no sistema. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 64, out./dez. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The simulations performed in this work through a linear programming model indicated that the use of the railway modal in specific contexts would imply a significant reduction in the cost of transport of coffee exported by the main producing microregions in Minas Gerais. In this context, it was possible to identify that only the use of the railway structure available in operation would be able to reduce the total transport costs of the system. Specifically, it was concluded by the economic viability of two railway projects from Varginha-MG with the potential to eliminate the transshipment between rail and road modals. It is also expected that this work induces other analyses capable of pointing out the feasibility of reactivating disused railway sections but that have the potential to complement the current transport network, reducing the total cost of the system, which is in line with the recently published decree of shortlines in Minas Gerais. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Agricultura, Pecuária e Pesca | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n64_Artigo5_a_logistica_de_transportes.pdf | 725.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.