Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVasconcelos, Felipe Lopes Vieira-
dc.contributor.authorTorres, Carlos Eduardo da Gama-
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Peixoto-
dc.coverage.spatialBrasil - Minas Gerais - Varginhapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T13:08:23Z-
dc.date.available2024-03-12T13:08:23Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Felipe Lopes Vieira; TORRES, Carlos Eduardo da Gama; SILVA, Gustavo Peixoto. A Logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais: uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 137-163, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13164-
dc.description.abstractAs simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginhapt_BR
dc.title.alternativeThe Transport logistics of the coffee sector in Minas Gerais : a comparison between road and railways modes and the Varginha railway reinsertationpt_BR
dc.title.alternativeLa Logística del transporte del sector cafetero en Minas Gerais : una comparación entre los modos carretera y ferroviario y la reinserción ferroviaria de Varginhapt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 137-163 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Redes Ferroviáriaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transportept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Produção Vegetal::Outras Culturas::Cafépt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAnálise de viabilidade econômicapt_BR
dc.subject.keywordReativação de infraestrutura ferroviáriapt_BR
dc.subject.keywordCusto de transporte do cafépt_BR
dc.subject.keywordShortlinept_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a logística de transporte utilizada nas exportações de café em Minas Gerais e compreender os custos envolvidos, no intuito de subsidiar a proposição de melhorias no sistema.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 64, out./dez. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe simulations performed in this work through a linear programming model indicated that the use of the railway modal in specific contexts would imply a significant reduction in the cost of transport of coffee exported by the main producing microregions in Minas Gerais. In this context, it was possible to identify that only the use of the railway structure available in operation would be able to reduce the total transport costs of the system. Specifically, it was concluded by the economic viability of two railway projects from Varginha-MG with the potential to eliminate the transshipment between rail and road modals. It is also expected that this work induces other analyses capable of pointing out the feasibility of reactivating disused railway sections but that have the potential to complement the current transport network, reducing the total cost of the system, which is in line with the recently published decree of shortlines in Minas Gerais.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos
Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n64_Artigo5_a_logistica_de_transportes.pdf725.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.