Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Amelia Regina-
dc.contributor.authorCondé, Frederico Neves-
dc.contributor.authorSilva, Alexnaldo Cerqueira da-
dc.date.accessioned2024-03-13T11:46:06Z-
dc.date.available2024-03-13T11:46:06Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationALVES, Amelia Regina; CONDÉ, Frederico Neves; SILVA, Alexnaldo Cerqueira da. Competição e qualidade de atendimento no serviço de comunicação multimídia : um estudo multivariado. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 60, p. 167-196, out./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp60art6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13184-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva verificar em que medida a competição influencia a qualidade do serviço de atendimento das empresas operadoras no serviço de comunicação multimídia (SCM) para orientar gestão e melhoria da prestação dos serviços. Por análises fatoriais, validaram-se os construtos competição e qualidade de serviço, em seus aspectos de atendimento e nível socioeconômico. Mediante regressões por modelos de equações estruturais, estimou-se o grau de relação ou predição entre os construtos. Os resultados evidenciam relação importante entre competição e qualidade, mas sensível, no entanto, às variáveis socioeconômicas, que se comportam como uma variável latente de natureza intermediária e mediadora.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCompetição e qualidade de atendimento no serviço de comunicação multimídia : um estudo multivariadopt_BR
dc.title.alternativeCompetition and quality in the multimedia communication service : a multivariate studypt_BR
dc.title.alternativeCompetencia y calidad en el servicio de comunicación Multimídia : un estudio multivariadopt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 167-196 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria da Comunicação::Meios de Comunicação::Meios de Comunicaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Informação. Documentação::Informação::Serviços de Informação::Serviços de Informaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCompetiçãopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de serviçopt_BR
dc.subject.keywordNível socioeconômicopt_BR
dc.subject.keywordModelo de equações estruturaispt_BR
dc.subject.keywordServiço de comunicação multimídiapt_BR
dc.subject.keywordTelecomunicaçõespt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11317pt_BR
ipea.description.objectiveVerificar em que medida a competição influencia a qualidade do serviço de atendimento das empresas operadoras no serviço de comunicação multimídia (SCM) para orientar gestão e melhoria da prestação dos serviços.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 60, out./dez. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper aims to verify the extent to which the competition influences the quality of the service providers of the operating companies in the fixed broadband service (multimedia communication service or SCM) to guide management and improvement of services. By factorial analyzes, the constructs competition, quality of services (QoS), in their aspects of attendance, and socioeconomic level were validated. Using regressions by structural equation models (SEM), the degree of relationship or prediction between the constructs was estimated. The results show an important relationship between competition and quality, but sensitive to socioeconomic variables, which behave as a latent variable of intermediate and mediating nature.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Indústria: Artigos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n60_Artigo6_competicao_e_qualidade.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.