Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13201
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n56_Artigo10_O_papel_da_educacao.pdf397.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Papel da educação no desenvolvimento como liberdade : uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul
Other Titles: The Role of education in development as freedom : a compared analysis of Finland and South Korea
El Papel de la educación en el desarrollo como libertad : un análisis comparado de Finlandia y Corea del Sur
Le Rôle de l’éducation dans le développement comme liberte : une analyse comparée de la Finlande et de La Corée du Sud
Authors: Waltenberg, Fábio Domingues
Martins, Fernanda Scarparo
Abstract: Adotando como referência a abordagem de desenvolvimento como liberdade, de Amartya Sen, comparam-se Finlândia e Coreia do Sul, dois países que priorizaram investimentos em educação ao longo de décadas, período que coincidiu com um grande salto em seu nível de desenvolvimento. Embora ambos os países tenham sido capazes de erguer sistemas de educação considerados de alto padrão, apoiaram-se em princípios absolutamente diferentes para atingi-los. Analisam-se as motivações para os maciços investimentos educacionais na Coreia do Sul e na Finlândia e se apresenta a configuração atual dos seus sistemas educacionais, com alguns elementos de sua evolução histórica. Procura-se, então, avaliar em que medida os sistemas educacionais desencadeiam consequências mais amplas do que resultados em provas de proficiência – efeitos desejáveis ou não dentro da perspectiva de desenvolvimento adotada. Para isto, recorre-se a indicadores de qualidade de vida dos alunos, extraídos da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês, Programme for International Student Assessment – Pisa), bem como àqueles de percepção de qualidade da sociedade, oriundos do Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (em inglês, Programme for the International Assessment of Adult Competencies – PIAAC), de 2011-2012. Conclui-se que o sistema educacional finlandês está mais afinado ao conceito de desenvolvimento como liberdade.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10473
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.