Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13226
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Felipe César | - |
dc.contributor.author | Davoglio, Guilherme Rubim | - |
dc.contributor.author | Camara, Marcia Regina Gabardo da | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Sidnei Pereira do | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Carlos Roberto | - |
dc.coverage.temporal | 2012 | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2015 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T14:15:52Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15T14:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-06 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Felipe César; DAVOGLIO, Guilherme Rubim; CAMARA, Marcia Regina Gabardo da; NASCIMENTO, Sidnei Pereira do; FERREIRA, Carlos Roberto. Comparação de eficiência entre as instituições de ensino superior públicas e privadas no desempenho acadêmico dos alunos concluintes em ciências econômicas. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 54, p. 157-186, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp54art07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13226 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho é avaliar o desempenho das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos concluintes em ciências econômicas, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 e 2015. O estudo contribui com a literatura, ao utilizar uma nova abordagem, que decompõe a análise envoltória de dados em dois componentes: um relativo ao desempenho do aluno, e outro relacionado à eficiência das IES. Aplica-se também a técnica de mínimos quadrados ordinários para o controle dos fatores socioeconômicos dos alunos. Para a obtenção de fronteiras de eficiência robustas, foi utilizado o método jackstrap de identificação de outliers. Os resultados indicam não haver diferenças significativas de eficiência entre as categorias administrativas, tanto entre os alunos, quanto entre as instituições. Verifica-se também a menor eficiência média de alunos, quando comparada com a eficiência média das IES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Comparação de eficiência entre as instituições de ensino superior públicas e privadas no desempenho acadêmico dos alunos concluintes em ciências econômicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Efficiency comparison between public and private higher education institutions in the academic performance of economics senior students | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparación de eficiencia entre las instituciones de educación superior públicas y privadas en el desempeño académico de los alumnos en ciencias económicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparaison d’efficience entre les établissements d’enseignement superieur publics et privés dans la performance academique des eleves en sciences economiques | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 157-186 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Indicadores de Desempenho | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise envoltória de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública e privada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10300 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar o desempenho das IES públicas e privadas em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos, com enfoque no curso de ciências econômicas, e tomando-se como base as duas últimas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 54, jan./jun. 2020. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês, espanhol e francês. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndices. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The aim of the paper is to evaluate the performance of public and private higher education institutions (HEI) regarding its capacity to aggregate academic knowledge to economics senior students, based in the Enade scores during 2012 and 2015. The study contributes with the literature by using a new approach, which decomposes the Data Envelopment Analysis in two components: one concerned to pupil’s performance and another one related to HEIs efficiency. It is also applied Ordinary Least Squares to control socioeconomic factors from the students. In order to obtain a robust efficiency frontier, it was used the Jackstrap method for outlier detection. The results show that there are no significant differences in efficiency between the administrative categories, from both students and institution point of view. It was also verified the smaller average efficiency of the students when compared with HEI’s efficiency. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n54_Artigo7_Comparacao_de_eficiencia.pdf | 700.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.