Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarques, Felipe César-
dc.contributor.authorDavoglio, Guilherme Rubim-
dc.contributor.authorCamara, Marcia Regina Gabardo da-
dc.contributor.authorNascimento, Sidnei Pereira do-
dc.contributor.authorFerreira, Carlos Roberto-
dc.coverage.temporal2012pt_BR
dc.coverage.temporal2015pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T14:15:52Z-
dc.date.available2024-03-15T14:15:52Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationMARQUES, Felipe César; DAVOGLIO, Guilherme Rubim; CAMARA, Marcia Regina Gabardo da; NASCIMENTO, Sidnei Pereira do; FERREIRA, Carlos Roberto. Comparação de eficiência entre as instituições de ensino superior públicas e privadas no desempenho acadêmico dos alunos concluintes em ciências econômicas. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 54, p. 157-186, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp54art07pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13226-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é avaliar o desempenho das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos concluintes em ciências econômicas, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 e 2015. O estudo contribui com a literatura, ao utilizar uma nova abordagem, que decompõe a análise envoltória de dados em dois componentes: um relativo ao desempenho do aluno, e outro relacionado à eficiência das IES. Aplica-se também a técnica de mínimos quadrados ordinários para o controle dos fatores socioeconômicos dos alunos. Para a obtenção de fronteiras de eficiência robustas, foi utilizado o método jackstrap de identificação de outliers. Os resultados indicam não haver diferenças significativas de eficiência entre as categorias administrativas, tanto entre os alunos, quanto entre as instituições. Verifica-se também a menor eficiência média de alunos, quando comparada com a eficiência média das IES.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleComparação de eficiência entre as instituições de ensino superior públicas e privadas no desempenho acadêmico dos alunos concluintes em ciências econômicaspt_BR
dc.title.alternativeEfficiency comparison between public and private higher education institutions in the academic performance of economics senior studentspt_BR
dc.title.alternativeComparación de eficiencia entre las instituciones de educación superior públicas y privadas en el desempeño académico de los alumnos en ciencias económicaspt_BR
dc.title.alternativeComparaison d’efficience entre les établissements d’enseignement superieur publics et privés dans la performance academique des eleves en sciences economiquespt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 157-186 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Instituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Indicadores de Desempenhopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subject.keywordDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordEducação pública e privadapt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10300pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar o desempenho das IES públicas e privadas em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos, com enfoque no curso de ciências econômicas, e tomando-se como base as duas últimas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 54, jan./jun. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndices.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of the paper is to evaluate the performance of public and private higher education institutions (HEI) regarding its capacity to aggregate academic knowledge to economics senior students, based in the Enade scores during 2012 and 2015. The study contributes with the literature by using a new approach, which decomposes the Data Envelopment Analysis in two components: one concerned to pupil’s performance and another one related to HEIs efficiency. It is also applied Ordinary Least Squares to control socioeconomic factors from the students. In order to obtain a robust efficiency frontier, it was used the Jackstrap method for outlier detection. The results show that there are no significant differences in efficiency between the administrative categories, from both students and institution point of view. It was also verified the smaller average efficiency of the students when compared with HEI’s efficiency.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n54_Artigo7_Comparacao_de_eficiencia.pdf700.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.