Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMariutti, Fabiana-
dc.contributor.authorTench, Ralph-
dc.contributor.authorBuarque, Daniel-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2013-2016pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T15:57:43Z-
dc.date.available2024-03-15T15:57:43Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationMARIUTTI, Fabiana; TENCH, Ralph; BUARQUE, Daniel. Good news, bad news or just news: how UK broadsheets project Brazil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 54, p. 230-263, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp54art10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13237-
dc.description.abstractNa atual dinâmica economia global, os países enfrentam cada vez mais pressão para defender suas reputações. A comunicação desempenha um papel significativo nesse sentido, e muitos veículos frequentemente relatam assuntos de outros países. O objetivo deste artigo é explorar e analisar a reputação do Brasil conforme projetada em artigos de notícias internacionais. Para ampliar o entendimento sobre a reputação do país com base em jornais, foram exploradas 1.452 reportagens sobre o Brasil. Os artigos foram coletados em jornais “broadsheet” do Reino Unido em quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016) e foram categorizados segundo duas dimensões e três classificações (positiva, neutra e negativa). O estudo constatou que a dimensão Economia, Exportação e Negócios foi usada com mais frequência. Além disso, a análise encontrou a publicação da maioria das notícias negativas. O artigo contribui para os governos em termos de destacar as melhorias dos países e priorizar políticas públicas que possam mitigar as imagens negativas decorrentes do exterior.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGood news, bad news or just news : how UK broadsheets project Brazilpt_BR
dc.title.alternativeBoas notícias, más notícias ou apenas notícias : como os broadsheets do Reino Unido projetam o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBuenas noticias, malas noticias o solo noticias : como los broadsheets del Reino Unido proyectan Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBonnes nouvelles, mauvaises nouvelles ou nouvelles : comment les journaux britanniques projettent-ils le Brésil?pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 230-264 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Informação. Documentação::Documentos::Publicações Seriadas::Notícias de Imprensapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Condições Econômicas - Geral::Economia Internacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordReputação de paíspt_BR
dc.subject.keywordImagem de paíspt_BR
dc.subject.keywordGovernopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10300pt_BR
ipea.description.objectiveExplorar e analisar a reputação do Brasil conforme projetada em artigos de notícias internacionais. Para ampliar o entendimento sobre a reputação do país com base em jornais, foram exploradas 1.452 reportagens sobre o Brasil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 54, jan./jun. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francês.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this dynamic global economy countries face increasing pressure to uphold their reputations. Communications play a significant role in this regard, and many outlets frequently report on other countries’ affairs. The aim of this paper is to explore and analyse the reputation of Brazil as projected in international news outlets. To build understanding on country reputation based on newspapers, 1,452 news articles about Brazil were explored. The articles were collected from the United Kingdom broadsheet newspapers in four years (2013, 2014, 2015 and 2016) and were categorised according to two dimensions and three classifications (positive, neutral and negative). The study found that the ‘Economic, Exports and Business’ dimension was used more often. Furthermore, the analysis found the publication of a majority of negative news. The paper contributes to governments in terms of highlighting the countries’ improvements and prioritising public policies that can mitigate the negative images stemming from foreign.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Artigos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n54_Artigo10_good_news.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.