Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13260
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_31_artigo9_cooperacao_sul.pdf220.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Cooperação Sul-Sul entre Brasil e China : uma análise das iniciativas em ciência, tecnologia e inovação
Other Titles: South-South Cooperation between Brazil and China : an analysis of the initiatives in science, technology and innovation
Cooperación Sur-Sur entre Brasil y China : un análisis de las iniciativas en ciencia, tecnología e innovación
Authors: Dantas, Aline Chianca
Abstract: A cooperação entre Brasil e China data da década de 1980 e se insere no âmbito da cooperação Sul-Sul. Contudo, a literatura tem observado uma transformação dessa modalidade cooperativa em meio às crises do sistema internacional – a exemplo do impacto da pandemia de covid-19 – e aos desafios domésticos dos países em desenvolvimento. A partir disso, questiona-se se haveria cada vez mais uma zona cinzenta entre a cooperação Sul-Sul e Norte-Sul, bem como se seria provável alguma reversão desse baixo perfil cooperativo entre os Estados. Nesse contexto, busca-se compreender a cooperação sino-brasileira em ciência, tecnologia e inovação (CTI), observando as nuances do período anterior e posterior à pandemia de covid-19. Teria, então, ocorrido uma redução dessa cooperação no cenário contemporâneo? De que forma a pandemia impactou esse processo? Para isso, a pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica, documental e de sites oficiais das iniciativas das cooperativas e das organizações brasileiras envolvidas nas interações bilaterais. Conclui-se que os maiores saltos da relação bilateral em CTI ocorreram no final da primeira década do século XXI e no início da segunda, visualizando-se, posteriormente, uma redução da intensidade cooperativa, embora as relações tenham permanecido ativas. Constatou-se, ainda, uma transição em termos estratégicos e que, durante a pandemia, novos laços foram estabelecidos, assim como diálogos para a renovação das cooperações existentes. A partir do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram assinados atos internacionais recentes e constata-se o reforço da parceria, especialmente na área espacial, demonstrando um alento da cooperação Sul-Sul em CTI entre Brasil e China.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12360
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.