Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Henrique Pissaia de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialAmérica do Sulpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T15:51:18Z-
dc.date.available2024-03-19T15:51:18Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Henrique Pissaia de. Integração da América do Sul: a infraestrutura como um catalisador da integração. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 30, p. 143-161, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm30art5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13280-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma abordagem descritiva das organizações internacionais políticas e financeiras que atuam na América do Sul e que visam à integração regional. Faz-se uma revisão bibliográfica dos estudos econômicos que buscam demonstrar a importância do investimento em infraestrutura. Demonstram-se as iniciativas de integração por meio de planejamento de longo prazo e projetos multinacionais com a Iniciativa Cinturão e Rota e a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan). Com base nas exposições, propõem-se três maneiras de se realizar a integração sul-americana: trabalho conjunto entre as organizações internacionais; a infraestrutura como propulsor da integração; e a liderança do Brasil nesse processo. Entende-se que temos uma quantidade de organismos internacionais já em atividade na região que deveriam trabalhar em conjunto e investir em projetos de infraestrutura beneficiando os países e populações, integrando as cadeias produtivas e fomentando o intercâmbio comercial ente os países, desenvolvendo as regiões do interior do Brasil. Expõe-se a necessidade de ter mecanismos de compromissos escritos com estratégias macro de longo prazo de integração que não estejam suscetíveis aos ciclos políticos e ideológicos de cada país. Defende-se que o Brasil, por seu tamanho populacional e econômico, amparado por sua tradição de conciliação e negociação reconhecidas internacionalmente e com o mandato constitucional, em seu art. 4o, deve fomentar e liderar o projeto de integração da América do Sul.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIntegração da América do Sul : a infraestrutura como um catalisador da integraçãopt_BR
dc.title.alternativeSouth America integration : infrastructure as na integration driverpt_BR
dc.title.alternativeIntegración sudamericana : la infraestructura como fomentador de la integraciónpt_BR
dc.typeRevista Tempo do Mundo - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 143-161.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração Regionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Desenvolvimento - Geral::Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordIntegraçãopt_BR
dc.subject.keywordInfraestruturapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11882pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 30, dez. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article presents a descriptive approach of international political and financial organizations that operate in South America and that aim at regional integration. A bibliographic review of economic studies that seek to demonstrate the importance of investment in infrastructure is carried out. Demonstrates integration initiatives through long-term planning and multinational projects with the Belt and Road Initiative and Initiative for the Integration of the Regional Infrastructure of South America (IIRSA) and the South American Infrastructure and Planning Council (Cosiplan) examples. Based on the expositions, three ways of achieving South American integration are proposed: joint work between international organizations; infrastructure as a driver of integration; and Brazil’s leadership in this process. It is understood that we have a number of international organizations already active in the region that should work together and invest in joint infrastructure projects benefiting countries and populations, integrating production chains and fostering commercial exchange between countries, developing the regions of the interior of Brazil. The need to have written commitment mechanisms with long-term macro integration strategies that are not susceptible to the political and ideological cycles of each country is exposed. It is argued that Brazil, due to its population and economic size, supported by its internationally recognized tradition of conciliation and negotiation and with the constitutional mandate, in its article 4, should promote and lead the South American integration project.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos
Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_30_Artigo_5_integracao_da_america.pdf163.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.