Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Gabriela Gomes Coelho-
dc.contributor.authorPereira, Lucas Damasceno-
dc.contributor.authorOliveira, Amâncio Jorge de-
dc.contributor.authorOnuki, Janina-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T16:45:24Z-
dc.date.available2024-03-20T16:45:24Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriela Gomes Coelho; PEREIRA, Lucas Damasceno; OLIVEIRA, Amâncio Jorge de; ONUKI, Janina. The Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazil. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 28, p. 245-268, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm28art9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13316-
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre as estratégias de diplomacia educacional e científica do Estado brasileiro, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e PEC de Pós-Graduação (PEC-PG). A primeira parte do artigo dedica-se à análise documental para estabelecer as bases da interpretação dos programas como estratégia de soft power. Em seguida, é utilizada análise quantitativa para avaliar o efeito dos respectivos programas na imagem do Brasil por parte dos receptores dos benefícios. A análise mostrou que, apesar da imagem negativa compartilhada, os beneficiários dos programas possuem uma imagem do Brasil superior àqueles que não fizeram parte do programa.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThe Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazilpt_BR
dc.title.alternativeOs Efeitos dos programas de intercâmbio na educação superior na percepção das elites sobre o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeLos Efectos de los programas de intercambio en la educación superior en la percepcion de las elites sobre Brasilpt_BR
dc.typeRevista Tempo do Mundo - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 245-268 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Política Exterior::Diplomaciapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Métodos pedagógicos::Intercâmbio de Estudantespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDiplomacia científicapt_BR
dc.subject.keywordDiplomacia da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSoft powerpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11330pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 28, abr. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article reflects on the Brazilian educational and scientific diplomacy programs, Program for Partner Undergraduate Students (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) and Program for Partner Graduate Students (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG). The first section stands on documental analyses to fund the claim that the program was designed and functions as a soft power tool. In the suit, the article moves on to quantitative analysis aiming to explore the effects of the programs on the recipients’ image of Brazil. Although the country’s image has suffered due to the political and economic crises, the recipients of the programs reported a less negative image of the country than their peers who were not part of the program.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_28_artigo9_the_effects.pdf290.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.