Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13316
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Gabriela Gomes Coelho | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lucas Damasceno | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Amâncio Jorge de | - |
dc.contributor.author | Onuki, Janina | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T16:45:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T16:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-04 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Gabriela Gomes Coelho; PEREIRA, Lucas Damasceno; OLIVEIRA, Amâncio Jorge de; ONUKI, Janina. The Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazil. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 28, p. 245-268, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm28art9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13316 | - |
dc.description.abstract | Este artigo reflete sobre as estratégias de diplomacia educacional e científica do Estado brasileiro, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e PEC de Pós-Graduação (PEC-PG). A primeira parte do artigo dedica-se à análise documental para estabelecer as bases da interpretação dos programas como estratégia de soft power. Em seguida, é utilizada análise quantitativa para avaliar o efeito dos respectivos programas na imagem do Brasil por parte dos receptores dos benefícios. A análise mostrou que, apesar da imagem negativa compartilhada, os beneficiários dos programas possuem uma imagem do Brasil superior àqueles que não fizeram parte do programa. | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | The Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Os Efeitos dos programas de intercâmbio na educação superior na percepção das elites sobre o Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Los Efectos de los programas de intercambio en la educación superior en la percepcion de las elites sobre Brasil | pt_BR |
dc.type | Revista Tempo do Mundo - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 245-268 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Política Exterior::Diplomacia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Métodos pedagógicos::Intercâmbio de Estudantes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diplomacia científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diplomacia da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soft power | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11330 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 28, abr. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This article reflects on the Brazilian educational and scientific diplomacy programs, Program for Partner Undergraduate Students (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) and Program for Partner Graduate Students (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG). The first section stands on documental analyses to fund the claim that the program was designed and functions as a soft power tool. In the suit, the article moves on to quantitative analysis aiming to explore the effects of the programs on the recipients’ image of Brazil. Although the country’s image has suffered due to the political and economic crises, the recipients of the programs reported a less negative image of the country than their peers who were not part of the program. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Relações Internacionais | pt_BR |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo_Mundo_28_artigo9_the_effects.pdf | 290.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.