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dc.contributor.authorPateo, Felipe Vella-
dc.contributor.authorSilva, Sandro Pereira-
dc.coverage.spatialAlemanhapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T17:28:09Z-
dc.date.available2024-03-20T17:28:09Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.citationPATEO, Felipe Vella; SILVA, Sandro Pereira. O Sistema alemão de qualificação profissional: complementaridades institucionais e desafios contemporâneos. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 28, p. 269-295, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm28art10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13318-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do sistema de qualificação profissional da Alemanha à luz das complementariedades institucionais, bem como verificar as respostas que os atores envolvidos no seu funcionamento vêm apresentando para adaptá-lo às transformações na realidade econômica. Foi possível verificar que o funcionamento coletivista do sistema está sendo pressionado através da redução da participação no número de empresas e da flexibilização e modularização dos regimes de qualificação, com a criação ou fortalecimento de novas modalidades de qualificação que escapam à capacidade regulatória estatal. Contudo, diante desse diagnóstico, há uma postura ativa do governo e dos parceiros sociais participantes na gestão do Instituto Federal de Qualificação em buscar soluções incluindo o apoio estatal à provisão de vagas pelas pequenas e médias empresas e tentativas de maior incidência sobre as formas de qualificação não regulamentadas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Sistema alemão de qualificação profissional : complementaridades institucionais e desafios contemporâneospt_BR
dc.title.alternativeThe German vocational education system : institutional complementarities and contemporary challengespt_BR
dc.title.alternativeEl Sistema alemán de educación professional : complementariedades institucionales y retos actualespt_BR
dc.typeRevista Tempo do Mundo - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 269-295 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificação para o Empregopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Relações Internacionaispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordQualificação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordComplementaridades institucionaispt_BR
dc.subject.keywordVariedades de capitalismopt_BR
dc.subject.keywordInovação tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordCapacidade regulatória estatalpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11330pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o funcionamento do sistema de qualificação profissional da Alemanha à luz das complementariedades institucionais, bem como verificar as respostas que os atores envolvidos no seu funcionamento vêm apresentando para adaptá-lo às transformações na realidade econômica.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 28, abr. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe goal of this study is to analyze the functioning of the skill formation regime in Germany in the light of institutional complementarities, as well as to verify the responses that the actors involved in its operation have been presenting to adapt it to changes in economic reality. It was possible to verify that the collectivist functioning of the system is being pressured through the reduction of participation in the number of companies and the flexibilization and modularization of qualification regimes, with the creation or strengthening of new qualification modalities that escape the state regulatory capacity. However, faced with this diagnosis, there is an active posture of the government and social partners participating in the management of the Federal Institute of Qualification in seeking solutions including state support for the provision of vacancies by small and medium-sized enterprises and attempts to increase the incidence on unregulated forms of qualification.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Educação: Artigos

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