Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pateo, Felipe Vella | - |
dc.contributor.author | Silva, Sandro Pereira | - |
dc.coverage.spatial | Alemanha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T17:28:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T17:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-04 | - |
dc.identifier.citation | PATEO, Felipe Vella; SILVA, Sandro Pereira. O Sistema alemão de qualificação profissional: complementaridades institucionais e desafios contemporâneos. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 28, p. 269-295, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm28art10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13318 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do sistema de qualificação profissional da Alemanha à luz das complementariedades institucionais, bem como verificar as respostas que os atores envolvidos no seu funcionamento vêm apresentando para adaptá-lo às transformações na realidade econômica. Foi possível verificar que o funcionamento coletivista do sistema está sendo pressionado através da redução da participação no número de empresas e da flexibilização e modularização dos regimes de qualificação, com a criação ou fortalecimento de novas modalidades de qualificação que escapam à capacidade regulatória estatal. Contudo, diante desse diagnóstico, há uma postura ativa do governo e dos parceiros sociais participantes na gestão do Instituto Federal de Qualificação em buscar soluções incluindo o apoio estatal à provisão de vagas pelas pequenas e médias empresas e tentativas de maior incidência sobre as formas de qualificação não regulamentadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Sistema alemão de qualificação profissional : complementaridades institucionais e desafios contemporâneos | pt_BR |
dc.title.alternative | The German vocational education system : institutional complementarities and contemporary challenges | pt_BR |
dc.title.alternative | El Sistema alemán de educación professional : complementariedades institucionales y retos actuales | pt_BR |
dc.type | Revista Tempo do Mundo - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 269-295 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificação para o Emprego | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Relações Internacionais | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Complementaridades institucionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Variedades de capitalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacidade regulatória estatal | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11330 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar o funcionamento do sistema de qualificação profissional da Alemanha à luz das complementariedades institucionais, bem como verificar as respostas que os atores envolvidos no seu funcionamento vêm apresentando para adaptá-lo às transformações na realidade econômica. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 28, abr. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The goal of this study is to analyze the functioning of the skill formation regime in Germany in the light of institutional complementarities, as well as to verify the responses that the actors involved in its operation have been presenting to adapt it to changes in economic reality. It was possible to verify that the collectivist functioning of the system is being pressured through the reduction of participation in the number of companies and the flexibilization and modularization of qualification regimes, with the creation or strengthening of new qualification modalities that escape the state regulatory capacity. However, faced with this diagnosis, there is an active posture of the government and social partners participating in the management of the Federal Institute of Qualification in seeking solutions including state support for the provision of vacancies by small and medium-sized enterprises and attempts to increase the incidence on unregulated forms of qualification. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
ipea.classification | Relações Internacionais | pt_BR |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo_Mundo_28_artigo10_o_sistema_alemao.pdf | 276.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.