Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13324
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_28_artigo2_a_vinganca_de_prometeu.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Vingança de Prometeu : ciência, tecnologia, inovação e a reconfiguração do poder internacional no século XXI
Other Titles: The Revenge of prometheus : science, technology, innovation and the reconfiguration of international power in the 21st century
La Venganza de prometeo : ciencia, tecnología, innovación y la reconfiguración del poder internacional en el siglo XXI
Authors: Fernandes, Luis
Garcia, Ana Saggioro
Carvalho, Samuel Rufino de
Viegas, Lucia Helena Tavares
Abstract: Este artigo examina a reconfiguração do poder internacional desde o fim da Guerra Fria, incorporando dimensões cruciais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Acompanhamos a evolução das posições relativas ocupadas por Estados Unidos, União Europeia (UE), China, Japão, Índia, Rússia, Brasil e Coreia do Sul na economia global entre 1990 e 2020 em três dimensões: dinamismo produtivo – medido por participação relativa no produto interno bruto (PIB) mundial calculado por paridade de poder de compra (PPC); dinamismo científico e tecnológico – medido por participação relativa na autoria de artigos publicados em revistas internacionais indexadas; e dinamismo de inovação – medido por participação relativa no registro de patentes no mundo. Para medir e avaliar as mudanças estruturais em curso, adaptamos os índices de Rae e Taylor e de Laakso e Taagepera, comumente usados para aferir graus de fragmentação em sistemas políticos, elaborar índices de concentração/dispersão de poder relativo em cada dimensão e indicar o número e a composição de “potências relativas” no seu âmbito. Os resultados evidenciam a erosão do poder relativo das “potências tradicionais” (Estados Unidos, Europa e Japão), a ascensão acelerada da China e a emergência de novas “potências relevantes” (com destaque para a Índia e a Coreia do Sul), mas com graus diferenciados de difusão/concentração conforme a dimensão considerada. Reforçam a compreensão de que capacidades nacionais em CT&I se tornaram um vetor central da reconfiguração do poder mundial.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11330
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.