Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTurchi, Lenita Maria-
dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de-
dc.contributor.authorAraújo, Herton Ellery-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-03T13:38:27Z-
dc.date.available2024-04-03T13:38:27Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationTURCHI, Lenita; CODES, Ana Luiza; ARAÚJO, Herton. Formação continuada dos professores e a política nacional de educação digital. Brasília, DF : Ipea, abr. 2024. 31 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2983). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2983-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13500-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo geral contribuir para o debate e a regulamentação da Política Nacional de Educação Digital (PNED) – Lei no 14.533/2023 –, focando a proposta de formação continuada dos professores. Mais especificamente, o texto analisa como os docentes no Brasil avaliam seus próprios conhecimentos e usos de tecnologias da informação e comunicação no período de retorno às atividades presenciais após a pandemia. Com isso, apresenta um panorama nacional da situação dos professores nesses quesitos, bem como uma análise sobre suas necessidades de formação para a utilização de tecnologias digitais. Entre os achados da análise, feita com base nos microdados da pesquisa TIC Educação 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), destaca-se que a maioria dos professores respondentes participaram de cursos ou treinamentos para usos pedagógicos de tecnologias digitais, os quais foram ofertados basicamente pelo setor público em 2021. Essa participação, porém, foi muito heterogênea, refletindo, entre outras dimensões, a desigualdade de oferta e apoio nos diversos estados do país. O estudo defende a necessidade de regulamentação da Lei no 14.533/2023, focando a integração com a política nacional de educação, e propõe que a política de educação digital faça parte do novo Plano Nacional de Educação (PNE), constituindo-se em uma ou mais metas do PNE 2024-2034, ou mesmo permeando-o como tema transversal.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFormação continuada dos professores e a política nacional de educação digitalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2983 : Formação continuada dos professores e a política nacional de educação digitalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical31 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Aperfeiçoamento Profissionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docentept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Tecnologia Educacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação digitalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores ensino básicopt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2983pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to contribute to the debate and regulation of the Brazilian National Digital Educational Policy (PNED) – Law No. 14.533/2023. It focuses on the articles that advocate the need to build teachers capacity to deal with digital technologies and strategies to promote a continuous learning environment. The study examines teachers’ perception and evaluation of their knowledge in the use of information and communication technologies (ICT), in educational activities during 2021. Its draws a picture of teachers’ perceptions of their knowledge and competencies to deal with digital technologies and points out the challenges faced by them. Among the finding, of this study, it is worth to mention that the majority of the teachers’ respondents have attended courses and or received training for pedagogical use of digital technologies. In addition, the courses or on the job training were offered by governmental agencies. However, the nature of the training and the quality as well as attendance to them were very heterogenous reflecting the economic and social inequalities found among Brazilian regions. The inequality in terms of access of digital devices and connection, among public school, indicates that issues regarding digital education and teachers’ capability building, have little or none integration with the national education policy. This study recommends that the digital education law should be integrated to the 2024-2034 National Education Policy.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2983_web.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2983_sumex.pdf158.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.