Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDireito, Denise do Carmo-
dc.contributor.authorLicio, Elaine Cristina-
dc.contributor.authorCurralero, Cláudia Baddini-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-25T12:23:40Z-
dc.date.available2024-04-25T12:23:40Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationDIREITO, Denise do Carmo; LICIO, Elaine; CURRALERO, Cláudia Baddini. Cadastro único e a crise da maior idade : questões prementes para consolidar a maturidade dessa política na era digital. Brasília, DF: Ipea, abr. 2024. 40 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2989). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2989-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13637-
dc.description.abstractO objetivo deste texto é contribuir para a discussão sobre a crescente adoção de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) nas políticas públicas. Para tanto, foram analisados os caminhos possíveis para a inserção de uma das políticas mais relevantes de combate à fome e à exclusão: o Cadastro Único para Programas Sociais. Os primeiros vinte anos de história do Cadastro Único foram marcados pela ampliação desse registro social e, por conseguinte, reconhecimento das várias dimensões da pobreza que assolam parte da população brasileira, apresentando uma história de complexificação na sua dimensão federativa e de intersetorialidade. No entanto, apesar de ser uma base informatizada, ainda não oferece possibilidade, por exemplo, de coleta de dados por meio da internet e aplicativos. O texto apresenta breve histórico e características sobre o Cadastro Único. Ao longo da análise, compara-se a solução brasileira com modelos de registro social existentes em outros países para se analisarem possibilidades e limites. Na sequência, de forma didática, subdividem-se as diferentes fases do processo de cadastramento – acesso, coleta de dados e tratamento de dados –, indicando os atuais usos das TICs em cada etapa e as possiblidades de ampliação ou adequação. Conclui-se sobre as possibilidades de avançar nessa agenda de transformação digital, considerando as teorias de mudança em políticas públicas e os mecanismos que podem contribuir para que sua adequação à era digital também resulte em melhoria do atendimento à população e em redução de vulnerabilidades sociais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCadastro Único e a crise da maior idade : questões prementes para consolidar a maturidade dessa política na era digitalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para discussão (TD) 2989 : Cadastro Único e a crise da maior idade : questões prementes para consolidar a maturidade dessa política na era digitalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical40 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Políticas Públicaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Social::Política Social::Programas Sociaispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransformação digitalpt_BR
dc.subject.keywordMudança em políticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordCadastro Únicopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para discussão ; 2989pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of this text is to contribute to the discussion on the growing adoption of new communication and information technologies (ICTs) in public policies. To do so, we have analyzed possible paths for the integration of one of the most relevant policies to combat hunger and exclusion: the Cadastro Único para programas sociais (Unified Registry for Social Programs). The first twenty years of the Cadastro Unico`s history was marked by the expansion of this social registry and, consequently, the recognition of various dimensions of poverty affecting part of the Brazilian population. The increase in complexity, both federative and intersectoral, is a characteristic of this period. However, despite being a computerized database, it still does not offer the possibility, for example, of data collection through the internet and applications. The text provides a brief history and characteristics of the Cadastro Único. Throughout the analysis, the Brazilian solution is compared with models of social registries existing in other countries, when it’s analyzed possibilities and limits. Then, in a didactic manner, the different phases of the registration process – access, data collection, and data processing – are subdivided, indicating the current uses of ICTs at each stage and the possibilities for expansion or adaptation. The conclusion addresses the possibilities of advancing in this digital transformation agenda, considering theories of change in public policies and the mechanisms in order to contribute to its adaptation to the digital era, ensuring also results in improve social services to the population and the reduction in social vulnerabilitiespt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2989_Web.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2989_Sumex.pdf155.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.