Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1387
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1501.pdf327.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A competitividade do Brasil e da China no mercado norte-americano: 2000-2008
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1501: A competitividade do Brasil e da China no mercado norte-americano: 2000-2008
The competitiveness of Brazil and China in the U.S. market: 2000-2008
Authors: Filgueiras, Marina
Kume, Honorio
Abstract: Neste trabalho, foram estimados os índices de similaridade, qualidade e variedade das exportações do Brasil e da China para o mercado norte-americano no período 2000-2008. Obtiveram-se três principais resultados. Primeiro, a similaridade das pautas de exportações brasileira e chinesa aumentou no período 2000-2005, ocorrendo a partir de então uma redução. Segundo, a qualidade das exportações brasileiras é superior à das chinesas. A qualidade relativa, após manter-se aproximadamente estável, aumentou substancialmente em 2006 e 2007. A melhora na qualidade ocorreu em alimentos, bebidas e fumo, plásticos e borracha, madeira e mobiliário, celulose e papel, têxtil e vestuário, e metais. Por fim, constatou-se que o Brasil exportou menor variedade de produtos do que a China em todo o período.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.