Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1400
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Soares, Sergei Suarez Dillon | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-10T17:41:40Z | - |
dc.date.available | 2013-07-10T17:41:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1400 | - |
dc.description.abstract | Neste texto, examinamos o atual arranjo de benefícios monetários para crianças com 15 anos ou menos, que é composto no Brasil pelo benefício variável do Programa Bolsa Família, pelo salário-família e pela dedução para dependente menor de 16 anos no pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física. Cada um destes é analisado do ponto de vista do valor do benefício, sua cobertura, sua focalização e seu custo fiscal. Concluímos que o sistema atual é fragmentado, sem coordenação entre benefícios que são parcialmente superpostos, exclui quase um terço das crianças e transfere valores maiores para crianças mais ricas. Propomos substituir o atual sistema por um único Benefício Infantil Universal. Com os recursos gastos no sistema atual seria possível outorgar um benefício de R$ 14,62 para todas as crianças com menos de 16 anos no Brasil. A complementação orçamentária para que este valor chegue a R$ 25,00, o que não deixaria nenhuma criança pobre com menos renda que no sistema atual, seria de R$ 6,4 bilhões, o que equivale a 0,2% do produto interno bruto (PIB) de 2009. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O benefício infantil universal: uma proposta de unificação do apoio monetário à infância | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1636: O benefício infantil universal: uma proposta de unificação do apoio monetário à infância | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 53 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Benefício infantil universal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Apoio monetário à infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsa família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salário família | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar as três principais transferências monetárias para a infância em vigor no Brasil – o benefício variável do PBF, o salário-família (SF) e a dedução por dependentes menores no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – e comparar seu montante e sua distribuição. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1636 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This text examines the present monetary transfer setup for children aged 15 or less in Brazil. This setup is today composed of Bolsa Família’s variable benefit, the Salário Família, and the child deduction in our Personal Income Tax. We analyze the value of each of the above benefits, as well as their coverage, targeting, and fiscal cost. We conclude that the present system is fragmented, is uncoordinated, excludes 1/3 of our children, and transfers higher values to wealthier children. We propose its substitution by a single Universal Child Benefit. The resources devoted to the present system could fund a R$ 14,62 benefit to all children under 16 in Brazil. The additional budgetary outlay for this benefit to reach R$ 25 – which would leave poor children no worse off than today – would be about R$ 6,4 billion, which amounts to about 0,2% of 2009 GDP. | pt_BR |
ipea.researchfields | Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades | pt_BR |
ipea.classification | Sociedade. Participação Social. Controle Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_1636.pdf | 782.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.