Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1403
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira | - |
dc.contributor.other | Camargo, Sebastião (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Moraes, Antônio José (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Gusso, Divonzir A. (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Silva, Luiz Carlos Eichenberg (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Demo, Pedro (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Sobrinho, José Amaral (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1977-1987 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-10T17:54:33Z | - |
dc.date.available | 2013-07-10T17:54:33Z | - |
dc.date.issued | 1991-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1403 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta uma análise comparativa da distribuição dos professores leigos do ensino de primeiro grau em dois momentos - 1977 e 1987, utilizando como recortes as regiões, unidades da federação, localização (urbana e rural) e dependência administrativa da escola. São tratados os dados de todas as escolas, inclusive as de apenas uma sala. Com base na evolução do número de professores leigos, no período 77-87, aqui se faz, também, o esforço de traçar algumas perspectivas para o próximos anos, considerando hipóteses alternativas sobre expansão quantitativa do ensino básico, e sobre o percentual de leigos no total do corpo docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A geografia do professor leigo: situação atual e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 223: A geografia do professor leigo: situação atual e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | The geography of the lay teacher: current situation and prospects | en |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 62 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Situação dos docentes | pt_BR |
ipea.description.objective | Explorar as diferenciações significativas entre as unidades da federação, traçando a geografia do professor leigo e como esta vem se desenvolvendo nos últimos anos. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 223 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Anexo: possui anexos | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_0223.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.