Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14123
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | - |
dc.contributor.other | Mostafa, Joana | - |
dc.contributor.other | Vieira, Nanah Sanches | - |
dc.contributor.other | Correa, Ranna Mirthes Sousa | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T17:01:19Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28T17:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-07 | - |
dc.identifier.citation | INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Agenda 2030: objetivos de desenvolvimento sustentável: avaliação do progresso das principais metas globais para o Brasil: ODS 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Brasília: Ipea, 2024. 19 p. (Cadernos ODS, 5). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ri2024ODS5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14123 | - |
dc.description.abstract | O avanço do Brasil em direção à igualdade de gênero e à eliminação da discriminação e violência baseada em gênero foi prejudicado pela crise política que se intensificou entre 2019 e 2022, abrindo espaço para tendências políticas conservadoras. Esse período viu ataques ao progresso da agenda de igualdade de gênero, considerada uma ameaça ao modelo patriarcal de família. O governo dessa época realizou campanhas de difamação e censura contra questões de gênero, alterando normas e materiais relacionados ao ODS 5 para substituir o termo "gênero" por "mulheres" e eliminar referências à igualdade e diversidade. A institucionalidade federal para questões de gênero foi enfraquecida, dificultando o monitoramento orçamentário específico. Durante esse período, o poder judiciário desempenhou um papel crucial ao acolher demandas da sociedade civil e frear retrocessos conservadores. Exemplos incluem a decisão de equiparar homotransfobia a crimes de racismo e a proteção contra censura de livros LGBTQIA+ em eventos culturais. O Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais locais continuam trabalhando para declarar inconstitucionais ou ilegais diversas leis que visam proibir conteúdos de educação sexual, diversidade e igualdade de gênero nos currículos escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Agenda 2030: objetivos de desenvolvimento sustentável: avaliação do progresso das principais metas globais para o Brasil: ODS 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas | pt_BR |
dc.type | Relatórios de Atividades / Técnicos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 19 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discriminação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14124 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14125 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14126 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14127 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14128 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14129 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14131 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14133 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14134 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14135 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14136 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14137 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14138 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14140 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14141 | - |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14142 | - |
ipea.description.additionalinformation | Cadernos ODS, 5 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Gênero e Raça |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Agenda_2030_ODS_5_Alcancar_a_igualdade_de_genero.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.