Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1424
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1589.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Brasil e a integração na América do Sul: iniciativas para o financiamento externo de curto prazo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1589: O Brasil e a integração na América do Sul: iniciativas para o financiamento externo de curto prazo
Brazil and integration in South America: initiatives to finance short-term external
Authors: Biancarelli, André Martins
Abstract: O argumento principal deste trabalho é o de que, em uma realidade financeira internacional marcada por assimetrias e desafios para os países em desenvolvimento, iniciativas para a cooperação regional – principalmente relacionadas ao financiamento externo de curto prazo: compartilhamento de reservas e mecanismos para facilitação de pagamentos – são uma via promissora de esforços de política. No caso da América do Sul, a avaliação é a de que a institucionalidade já existente deveria ser utilizada e aprofundada. Quanto ao Brasil e seu protagonismo no processo, identifica-se um grande potencial, mas também certa ambiguidade na atuação, sugerindo uma atuação mais comprometida e com cobertura regional ampliada. Em termos de organização, o texto se divide da seguinte maneira: depois da introdução, a seção 2 discute a importância dessas iniciativas no contexto financeiro internacional contemporâneo. Na seção 3, um rápido panorama do processo de integração sul-americana é apresentado, destacando os seus principais dilemas e desafios. Em um nível maior de detalhamento, a seção 4 se ocupa das iniciativas para o financiamento de curto prazo existentes na região. Finalmente, a seção 5 apresenta e discute as linhas gerais da atuação brasileira em cada uma dessas iniciativas, seguida de breves conclusões na seção 6.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.