Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1428
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1579.pdf934.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Exportações e inovação: uma análise para América Latina e Sul-Sudeste da Ásia
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1579: Exportações e inovação: uma análise para América Latina e Sul-Sudeste da Ásia
Exports and innovation: an analysis for Latin America and South-East Asia
Authors: Nonnenberg, Marcelo José Braga
Abstract: O objetivo deste trabalho é comparar o desempenho dos países da América Latina e do Sul-Sudeste da Ásia nas últimas três décadas com relação à intensidade tecnológica das suas exportações. Nesse período, as exportações desses países asiáticos cresceram a uma velocidade bem maior do que a dos países latino-americanos. E a razão principal para essa diferença de ritmo foi o maior aumento da participação de bens intensivos em tecnologia na pauta dos países asiáticos, relativamente aos latino-americanos. A principal contribuição do presente artigo é construir um indicador de intensidade tecnológica que permita mensurar adequadamente o grau de conteúdo de conhecimento das exportações de ambas as regiões. Esse indicador foi calculado para todos os países da amostra para o período 1983-2008, com base nos dados do Comtrade/WITS, e mostra claramente como os países asiáticos possuem uma intensidade tecnológica de suas exportações muito superior aos latino-americanos. Esse indicador foi correlacionado com a taxa de crescimento médio das exportações em dois períodos: 1983-2000 e 2001-2008. No primeiro período, observa-se uma relação positiva entre as duas variáveis, sendo que China e Hong Kong constituem-se em dois outliers. No segundo período, essa relação torna-se negativa devido ao forte aumento dos preços das commodities, elevando as taxas de crescimento de produtos primários ou intensivos em recursos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.