Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14376
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
das_oligarquias_agrarias_ao_predominio_urbano_industrial.pdf29.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Das oligarquias agrárias ao predomínio urbano-industrial : um estudo do processo de formação de políticas agrícolas no Brasil
Authors: Mueller, Charles C.
Abstract: O trabalho examina a evolução, em suas linhas gerais, do processo de formação de políticas agrícolas do Brasil, no período que vai da Proclamação da República ao fim da II guerra. Neste mais de meio século a economia e a sociedades brasileiras passaram por consideráveis mudanças. Em 1889, a escravidão havia sido recém-obtida e estava em pleno funcionamento o modelo primário-exportador, apoiado no café; em 1945, a indústria já se havia tornado setor dinâmico da economia, e a estrutura social do País apresentava-se bem mais diversificada e complexa que no início do período. Nesse interregno, o bem-estar das oligarquias de base rural deixou de ser a principal meta das políticas públicas, e a atuação do Estado voltou-se principalmente para modernização urbano-industrial. Consequentemente, a agricultura passou de objeto das preocupações oficiais a instrumento do projeto de modernização.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Livros
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.