Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14455
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_33_Artigo7_politica_externa_como_politica_publica.pdf389.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Política externa como política pública : proposta de análise relacional a partir de redes e espaços sociais
Other Titles: Foreign policy as public policy : a proposal for relational analysis based on social networks and social spaces
La Política exterior como política pública : uma propuesta de análisis relacional basada en redes y espacios sociales
Authors: Targa, Leandro Garcez
Valente, Mario Schettino
Lopes, Dawisson Belém
Abstract: Este artigo apresenta um framework que integra dois modelos de análise relacional: a análise de redes sociais de políticas públicas e a construção de representação geométrica dos espaços sociais de agentes de políticas públicas, utilizando a técnica estatística da análise de correspondências múltiplas (ACM). O objetivo principal deste estudo é compreender a política externa em suas diversas fases, fundamentando-se nas características específicas dessa área enquanto política pública. A política externa, em regra, enfrenta maiores constrangimentos, devido à sua conexão direta com o ambiente externo, por um lado, e às dinâmicas domésticas de competição, coordenação ou cooperação entre entidades com capacidades assimétricas, por outro. A internacionalização das políticas públicas amplia o caráter transversal da política externa; a falta de institucionalização de canais de participação e contestação, aliada a restrições à informação, transforma essa política pública em um fenômeno singular. A abordagem proposta busca superar desafios teóricos e empíricos, tentando compreender características sociais dos agentes na política externa e oferecendo maneira alternativa para avaliar o ciclo da política externa, marcado por confidencialidade, dispersão de agentes e baixa institucionalização da participação dos interesses organizados. O artigo detalha as questões centrais das análises de redes sociais e espaços sociais, apresenta o framework de análise proposto e discute suas possíveis aplicações em estudos de política externa, concluindo com considerações sobre suas contribuições para a análise de política externa (APE) e análise de políticas públicas (APP).
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14399
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.