Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14617
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
evolucao_das_compontes_formal.pdf833.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Evolução das componentes formal e informal do mercado de trabalho urbano na presente década e seus efeitos sobre as condições de vida
Authors: Moreira, Ana Amélia Carano de Mello (Organizadora)
Abstract: O projeto pretende abarcar o mercado de trabalho formal urbano no Brasil que nos anos 80, demonstrou dificuldades em criar novos empregos e manter o poder de compra das remunerações, conforme dados do painel RAIS, que revelaram um crescimento médio anual de apenas 0,98% no emprego não agrícola entre 1981 e 1987, acompanhado por uma queda média de 1,72% no poder de compra dos salários. A demanda por trabalho urbano foi sustentada principalmente pelo aumento das ocupações informais, enquanto as taxas de desemprego aberto permaneceram estáveis. A tendência de informalização do mercado de trabalho urbano deve persistir, destacando a necessidade de maior compreensão desse fenômeno.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Projetos Ipea - Termo de Abertura
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Projetos Ipea



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.