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dc.contributor.authorBravo, Levy Cunha-
dc.contributor.authorSilva Filho, Edison Benedito da-
dc.contributor.authorBorges, Dianifer Leal-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T18:21:20Z-
dc.date.available2024-08-26T18:21:20Z-
dc.date.issued2024-08-
dc.identifier.citationBRAVO, Levy Cunha; SILVA FILHO, Edison Benedito da; BORGES, Dianifer Leal. Avaliação jurídica de mecanismos contratuais de compartilhamento de riscos de demanda para concessões rodoviárias no Brasil. Rio de Janeiro : Ipea, ago. 2024. 43 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3035). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td3035-port. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14638pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14638-
dc.description.abstractO propósito deste Texto para Discussão é apresentar os principais modelos de compartilhamento de riscos de demanda em concessões de infraestrutura e discutir suas vantagens e limitações, bem como eventuais obstáculos para sua implementação no Brasil à luz do ordenamento jurídico e da estrutura regulatória do país. Argumentamos sobre a possibilidade de harmonização de soluções contratuais como a partilha de receitas e a extensão do prazo de concessões com o arcabouço normativo brasileiro. O recente sucesso da quinta rodada de concessões rodoviárias federais, que preveem pela primeira vez mecanismos de compartilhamento de receitas para mitigação de riscos diversos, sugere que essas soluções poderão contribuir de forma significativa para a expansão de investimentos privados no setor.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliação jurídica de mecanismos contratuais de compartilhamento de riscos de demanda para concessões rodoviárias no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3035 : Avaliação jurídica de mecanismos contratuais de compartilhamento de riscos de demanda para concessões rodoviárias no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical43 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do Transportept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Rodoviaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.subject.keywordCompartilhamento de riscopt_BR
dc.subject.keywordContratos administrativospt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 3035pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this work is to present the main models for sharing demand risks in infrastructure concessions and discuss their advantages and limitations, as well as possible obstacles to their implementation in Brazil in light of the country's legal system and regulatory structure. We argue for the possibility of harmonizing contractual solutions such as revenue sharing and extending the concession period with the Brazilian regulatory framework. The recent success of the 5th round of federal highway concessions, which provide for the first time revenue sharing mechanisms to mitigate various risks, suggests that these solutions could contribute significantly to the expansion of private investments in the sector.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDireito. Legislaçãopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Transportes: Livros

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