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dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorNascimento, Paulo A. Meyer M.-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2000-2009pt_BR
dc.date.accessioned2013-07-17T17:40:45Z-
dc.date.available2013-07-17T17:40:45Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1465-
dc.description.abstractEste texto analisa a evolução das habilidades cognitivas dos jovens brasileiros medidas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). Nossos resultados são bastante positivos. Apesar de um aumento considerável na porcentagem dos jovens aptos a fazer o Pisa e, portanto, uma forte redução na seletividade, a nota média brasileira aumentou 33 pontos ao longo dos últimos nove anos. A posição relativa do Brasil também melhorou: sua nota média subiu de 75% para 80% da nota média do grupo original de países que fizeram o Pisa 2000. Em termos distributivos, os maiores aumentos nas notas foram verificados na parte inferior da distribuição de habilidade cognitivas. Os centésimos na cauda inferior da distribuição de matemática fizeram suas notas aumentarem em torno de 70 pontos contra em torno de 30 pontos para os centésimos na cauda superior.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEvolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 face aos demais paísespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1641: Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 face aos demais paísespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação do desempenho cognitivopt_BR
dc.subject.keywordAnálise comparativapt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a evolução das habilidades cognitivas dos jovens brasileiros medidas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1641pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis text analyzes the evolution of the cognitive abilities of Brazilian youth as measured by Programme for International Student Assessment (Pisa). Our results are quite positive. In spite of an increase of youth eligible for the PISA universe and, therefore, a reduction in selectivity, Brazil`s average score increased 33 points over the last decade. Brazil`s position also improved when compared to that of other countries as its average score increased from 75% to 80% of the average of the original Pisa 2000 country group. In distributive terms, the greatest score increases were observed at the lower tail of the cognitive ability distribution. The upper tail of the mathematics distribution saw its average score increase by nearly 30 points, while at the lower tail the increase was close to 70 points.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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