Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Sandro Pereira-
dc.contributor.authorCiríaco, Juliane da Silva-
dc.contributor.authorZen, Eduardo Luiz-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-04T12:48:10Z-
dc.date.available2024-09-04T12:48:10Z-
dc.date.issued2024-08-
dc.identifier.citationSILVA, Sandro Pereira; CIRÍACO, Juliane da Silva; ZEN, Eduardo Luiz. Efeitos da inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar sobre o desempenho de alunos da rede pública no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, ago. 2024. 31 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3039). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td3039-port. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14692-
dc.description.abstractEste estudo buscou analisar o impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais precisamente da inserção da agricultura familiar no fornecimento de produtos alimentícios para as escolas (Lei no 11.947/2009), nas notas dos alunos do ensino fundamental, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas disciplinas de português e matemática nos anos de 2013 e 2019. Os resultados indicaram correlação significativa e positiva entre compras da agricultura familiar e desempenho dos alunos do ensino fundamental nos testes do Saeb, conforme demonstrado por três modelos de análise empírica. Tais achados ressaltam o caráter multidimensional do PNAE enquanto política pública nacional, dado que sua eficácia vai além da assistência nutricional dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfeitos da inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar sobre o desempenho de alunos da rede pública no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3039 : Efeitos da inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar sobre o desempenho de alunos da rede pública no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical31 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Alimento. Nutrição::Nutrição::Alimentaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Empresas Agrícolas::Fazendas::Empresas Agrícolas Familiarespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordCompras públicaspt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para discussão ; 3039pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study sought to analyze the impact of the National School Food Program (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), more precisely the insertion of family farming in the supply of food products to schools (Law No. 11,947/2009), on the grades of elementary school students, using data from the Basic Education Assessment System (Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb) in the subjects of Portuguese and Mathematics in the years 2013 and 2019. The results indicated a significant and positive correlation between purchases from family farming and the performance of elementary school students in the Saeb tests, as demonstrated by three empirical analysis models. Such findings highlight the multidimensional character of the PNAE as a national public policy, given that its effectiveness goes beyond nutritional assistance to students.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
ipea.classificationAlimentação e Nutriçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Alimentação e Nutrição: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_3039_web.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_3039_sumex.pdf148.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.