Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sandro Pereira | - |
dc.contributor.author | Ciríaco, Juliane da Silva | - |
dc.contributor.author | Zen, Eduardo Luiz | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T12:48:10Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T12:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sandro Pereira; CIRÍACO, Juliane da Silva; ZEN, Eduardo Luiz. Efeitos da inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar sobre o desempenho de alunos da rede pública no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, ago. 2024. 31 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3039). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td3039-port. Disponível em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14692 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou analisar o impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais precisamente da inserção da agricultura familiar no fornecimento de produtos alimentícios para as escolas (Lei no 11.947/2009), nas notas dos alunos do ensino fundamental, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas disciplinas de português e matemática nos anos de 2013 e 2019. Os resultados indicaram correlação significativa e positiva entre compras da agricultura familiar e desempenho dos alunos do ensino fundamental nos testes do Saeb, conforme demonstrado por três modelos de análise empírica. Tais achados ressaltam o caráter multidimensional do PNAE enquanto política pública nacional, dado que sua eficácia vai além da assistência nutricional dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efeitos da inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar sobre o desempenho de alunos da rede pública no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 3039 : Efeitos da inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar sobre o desempenho de alunos da rede pública no Brasil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 31 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Alimento. Nutrição::Nutrição::Alimentação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Agricultura::Empresas Agrícolas::Fazendas::Empresas Agrícolas Familiares | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compras públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para discussão ; 3039 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study sought to analyze the impact of the National School Food Program (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), more precisely the insertion of family farming in the supply of food products to schools (Law No. 11,947/2009), on the grades of elementary school students, using data from the Basic Education Assessment System (Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb) in the subjects of Portuguese and Mathematics in the years 2013 and 2019. The results indicated a significant and positive correlation between purchases from family farming and the performance of elementary school students in the Saeb tests, as demonstrated by three empirical analysis models. Such findings highlight the multidimensional character of the PNAE as a national public policy, given that its effectiveness goes beyond nutritional assistance to students. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Agricultura, Pecuária e Pesca | pt_BR |
ipea.classification | Alimentação e Nutrição | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros Alimentação e Nutrição: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_3039_web.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_3039_sumex.pdf | 148.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.