Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1470
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1574.pdf628.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil: uma análise de sua evolução recente
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1574: Desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil: uma análise de sua evolução recente
Regional inequalities in science, technology and innovation (ST&I) in Brazil: an analysis of recent developments
Authors: Cavalcante, Luiz Ricardo
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil ao longo da última década. A revisão bibliográfica: i) reafirma a associação entre as atividades de CT&I e o desenvolvimento econômico e social; e ii) constata a existência de elevados níveis de desigualdades regionais em CT&I no Brasil. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apoia-se i) na análise de estatísticas descritivas de indicadores regionalizados de CT&I; e ii) no cálculo de índices de desigualdades inter-regionais e interestaduais em CT&I. Conclui-se que i) houve um lento processo de convergência da base científica ao longo da década de 2000; ii) esse processo não pode ser creditado à distribuição regional dos recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que foi proporcional à base científica instalada nas Unidades da Federação (UFs); e iii) no mesmo período, acentuaram-se as desigualdades regionais em esforços tecnológicos pelas empresas industriais. Como resultado, pode-se afirmar que o processo de convergência da base científica ainda não tem sido capaz de motivar um processo de convergência da base tecnológica. Assim, as regiões menos desenvolvidas não somente têm uma menor base científica como contam com mecanismos de transmissão mais precários entre a ciência e a tecnologia. Tendo em vista a crescente relevância atribuída às políticas de CT&I em escala nacional, esse aspecto não pode ser negligenciado ao se formularem políticas de desenvolvimento regional para o Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.