Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Ana Cléssia Pereira Lima de-
dc.contributor.authorSobreira, Diogo Brito-
dc.contributor.authorCosta, Edward Martins-
dc.contributor.authorIrffi, Guilherme-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T20:12:34Z-
dc.date.available2024-09-10T20:12:34Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cléssia Pereira Lima de; SOBREIRA, Diogo Brito; COSTA, Edward Martins; IRFFI, Guilherme. Gestão escolar e desempenho educacional : evidências do PDE-Escola no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 66, p. 157-191, abr./jun. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp66art6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14755-
dc.description.abstractO Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) do Ministério da Educação (MEC) tem como propósito a melhoria da qualidade do ensino e na gestão escolar, priorizando as escolas públicas do ensino fundamental com indicadores menores que a média nacional – por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do MEC. Este artigo objetiva avaliar os efeitos desse programa nos escores dos testes de matemática e língua portuguesa da Prova Brasil, no período 2009-2015, das escolas beneficiadas, por meio de regressão descontínua (regression discontinuity design – RDD). Os resultados indicam que o programa não teve efeito satisfatório no desempenho dos alunos pertencentes às escolas tratadas. Em geral, não foram encontrados efeitos significativos nas proficiências de português e matemática. Também foram observados efeitos heterogêneos por nível de proficiência e nível de experiência dos diretores. Em função desses resultados, pode-se inferir que as práticas de gestão escolar, introduzidas pelo PDE-Escola, não causaram melhoria nos resultados escolares dos discentes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGestão escolar e desempenho educacional : evidências do PDE-Escola no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeSchool management and educational performance : evidence from PDE-Escola in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeGestión escolar y desempeño educativo : evidencia del PDE-Escola en Brasilpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 157- 191 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPlano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola)pt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAccountabilitypt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14643pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 66, abr./jun. 2023.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe School Development Plan (PDE-School) aims to improve the quality of teaching and school management, prioritizing public elementary schools with an IDEB lower than the national average. This article aims to evaluate the effects of this program on the scores of Mathematics and Portuguese Language tests on the Prova Brasil, in the period from 2009 to 2015, in schools benefited by means of a Regression Discontinuity Design (RDD). The results indicate that the program did not have a satisfactory effect on the performance of students belonging to the treated schools. In general, no significant effects were found on Portuguese and Mathematics scores. Heterogeneous effects were also observed by level of proficiency and by level of experience of directors. It is concluded that the school management practices introduced by the PDE-Escola did not cause improvement in the students’ school results.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n66_Artigo6_gestao_escolar.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.