Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorSátyro, Natália-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1998-2005pt_BR
dc.date.accessioned2013-07-24T17:19:30Z-
dc.date.available2013-07-24T17:19:30Z-
dc.date.issued2008-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1504-
dc.description.abstractO efeito dos insumos escolares sobre o desempenho educacional tem sido freqüentemente estudado na literatura, mas não há consenso sobre seu impacto. Este trabalho apresenta resultados que apontam para a existência de um impacto significativo desses insumos, nas escolas brasileiras de ensino fundamental, sobre a taxa de distorção idade-série escolar entre 1998 e 2005. A análise empírica é feita através de mais de um método de estimação, mas os principais resultados advêm do modelo de regressão linear para dados de painel com efeito fixo das escolas. O estudo se baseia em dados do Censo Escolar de 1998 a 2005 sobre uma coorte de 132.603 escolas, e, para os municípios, utilizaram-se dados do Censo Demográfico de 2000. O principal resultado é que os insumos escolares têm importância, sim, no desempenho educacional, principalmente no caso de escolas com maior precariedade das condições infra-estruturais.pt_BR
dc.language.isopt-PTpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Impacto de infra-estrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1338: O Impacto de infra-estrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005pt_BR
dc.title.alternativeThe Impact of school infrastructure in the rate of age-grade of Brazilian primary schools: 1998-2005pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical24 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInsumos escolarespt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordDistorção idade-sériept_BR
dc.subject.keywordDesempenho educacionalpt_BR
ipea.description.objectiveApresentar um modelo explicativo da taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras que oferecem ensino fundamental.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1338pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe effect of school inputs upon educational outcomes has been extensively studies in the literature but there are still no conclusions as to its impacts. This paper presents results that suggest a strong impact of inputs upon age-grade lag for Brazilian primary schools between 1998 and 2005. We use more than one estimation method, but the results we believe are those from a fixed effects model based upon a panel of schools. The data come from the annual School Census from 1998 to 2005 which provides information on a cohort of 132.603 schools; municipal data come from the 2000 Demographic Census. Our most important result is that school inputs have strong positive effects upon educational outcomes, particularly in the case of those schools whose inputs are especially low.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1338.pdf263.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.