Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1549
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ocké-Reis, Carlos Octávio | - |
dc.contributor.other | Marmor, Ted (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Okma, Kieke (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Wendt, Claus (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Marinho, Alexandre (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Nogueira, Roberto Passos (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Piola, Sérgio (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T19:11:19Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T19:11:19Z | - |
dc.date.issued | 2009-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1549 | - |
dc.description.abstract | Em 1988, o Brasil foi um dos primeiros países latino-americanos a definir o acesso à saúde como um direito constitucional, mas, de fato, isto não foi suficiente para garantir a cobertura de seus cidadãos. O Sistema Único de Saúde (SUS) não pode ser descrito completamente como um sistema público de saúde que fornece acesso universal e atenção integral. Este trabalho revela que parece haver uma forte contradição entre o modelo redistributivo desenhado na Constituição de 1988 e o inadequado nível de gasto público em saúde. Por um lado, a lei estipula que a assistência à saúde é um direito social básico que deve ser regido pela necessidade e não de acordo com a capacidade de pagamento das famílias. Por outro lado, em 2003, o Brasil destinou para a saúde apenas US$ 597 por habitante, ou 7,6% do PIB, enquanto a média dos países da OCDE é de US$ 3.145 ou 10,8%, respectivamente, e a média dos países latino-americanos, US$ 622 e 6,7% do PIB. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A constituição de um modelo de atenção à saúde universal: uma promessa não cumprida pelo SUS? | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1376: A constituição de um modelo de atenção à saúde universal: uma promessa não cumprida pelo SUS? | pt_BR |
dc.title.alternative | The establishment of a model of universal health care: an unfulfilled promise by SUS? | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 22 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Único de Saúde (SUS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto público com saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência à saúde | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar os problemas e os investimentos governamentais no Sistema Único de Saúde (SUS) à luz do debate acerca do seu financiamento, em uma perspectiva internacional. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1376 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | In 1988 Brazil was one of the first Latin American countries to frame access to health care as a constitutional right, but, in fact, it has not produced coverage of its citizens. Brazil’s Unified Health System (Sistema Único de Saúde, or SUS in Portuguese) cannot quite be described as a public health system that provides universal access and comprehensive care. This article reveals that there seems to be a strong contradiction between the redistributive model set in the Brazilian Constitution and the inadequate level of public spending on health. On the one hand, the law claims that health care is a basic social right, allocated by need rather than by affordability. In 2003, on the other hand, Brazil spent just US$ 597 per capita on health or 7.6 percent of its GDP, while the average country according to OECD spent US$ 3,145 or 10.8 percent, and the average Latin American country spent US$ 622 or 6.7 percent of its GDP. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Saúde: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1376.pdf | 415.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.