Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOsorio, Rafael Guerreiro
dc.contributor.authorTufani, Cláudia Mayara
dc.contributor.authorRodrigues, Clarissa Guimarães
dc.contributor.authorMoretti, Gianna Sanchez
dc.date.accessioned2024-10-04T00:14:53Z-
dc.date.available2024-10-04T00:14:53Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956-
dc.description.abstract"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)pt-br
dc.description.abstract"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)pt-br
dc.language.isopt-br
dc.titleUniversalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política públicapt-br
dc.typeResearch Report
dc.rights.holderInternational Policy Centre for Inclusive Growth
dc.rights.holderUnited Nations Development Programme
dc.location.countryBrasil
dc.description.physical136 p. : il.
dc.rights.typeLicença total exclusiva
dc.rights.licenseO texto e dados desta publicação podem ser reproduzidos desde que as fontes sejam citadas. Reproduções com fins comerciais são proibidas.
dc.subject.keywordUniversalizar
dc.subject.keywordalfabetização
dc.subject.keywordMaceió
dc.subject.keywordsubsídios
dc.subject.keywordpolítica pública
ipea.access.typeAcesso Aberto
ipea.researchfieldsN/A
ipea.classificationEducação
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estado
Appears in Collections:Publicações do IPC-IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pt-br_RR23PT_Universalizar_a_alfabetizacao_em_Maceio_subsidios_para_a_politica_publica.pdf9.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.