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dc.contributor.authorLima, Iêda Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorFigueiredo, José Carlos-
dc.contributor.authorMorita, Patrícia Alessandra-
dc.contributor.authorGold, Philip-
dc.coverage.spatialRodovia BR-116 Rodovia BR-324pt_BR
dc.date.accessioned2013-08-09T19:17:29Z-
dc.date.available2013-08-09T19:17:29Z-
dc.date.issued2008-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1597-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva demonstrar como determinadas características físicas e operacionais, pontuais e sistêmicas, nas rodovias federais, propiciam a ocorrência de acidentes com vítimas, e como o próprio banco de dados sobre acidentes da Polícia Rodoviária Federal (Datatran) pode ser utilizado para apontar a direção para a realização de vistorias técnicas ágeis e eficientes, resultando tanto na identificação rápida de fatores ambientais contribuintes, assim como na elaboração de propostas para sua eliminação ou redução. Foram realizadas vistorias em campo em duas rodovias selecionadas: BR-116 e BR-324. Os resultados indicaram muitas características inadequadas das rodovias federais que contribuem para os acidentes. Com isto, foi possível desenvolver uma metodologia para identificação de fatores contribuintes aos acidentes que poderiam ser reduzidos ou eliminados, diretamente sob o controle da entidade gestora da rodovia, implicando diminuição de vítimas feridas e mortas, sem necessidade de envolvimento de outras entidades, e mesmo sem alterações no comportamento dos usuários e no estado operacional da frota de veículos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFatores condicionantes da gravidade dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1344: Fatores condicionantes da gravidade dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeFactors affecting the severity of traffic accidents on Brazilian roadspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical24 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordRodovias federais brasileiraspt_BR
dc.subject.keywordMedidas de prevenção de acidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsito com vítimaspt_BR
dc.subject.keywordVistoria técnica de rodoviaspt_BR
ipea.description.objectiveDemonstrar como determinadas situações existentes, físicas e operacionais, pontuais e sistêmicas, nas rodovias federais, propiciam a ocorrência de acidentes com vítimas, e como o próprio banco de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre os acidentes, o Datatran, pode ser utilizado regularmente para apontar a direção para a realização de vistorias técnicas ágeis e eficientes, implicando identificação rápida de fatores ambientais contribuintes e elaboração de propostas para sua eliminação ou redução.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1344pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of this study consisted in demonstrating how physical and operational characteristics in federal highways, both punctual and sistemic, propitiate the occurrence of traffic accidents with victims, and how the data base on traffic accidents of the Federal Road Policy (Datatran) can be used to guide agile and efficient field research, resulting in fast identification of contributing factors and in the elaboration of recommendations for its elimination or reduction. Field research was carried through in two selected highways: BR-116 and BR-324. The results showed many inadequate characteristics of federal highways that contribute to accidents. With this, it was possible to develop a methodology for identifying contributing factors to accidents, which are directly under the control of the managing entity of the highway, and that could be reduced or eliminated, resulting in the reduction of wounded victims and deceased, without the necessary envolvement of other entities, and without change in users’ behavior and in the operational state of the fleet of vehicles.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

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