Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1631
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1351.pdf617.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Convenção e rigidez na política monetária: uma estimativa da função de reação do BCB - 2000-2007
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1351: Convenção e rigidez na política monetária: uma estimativa da função de reação do BCB - 2000-2007
Convention and stiffness in monetary policy: an estimate of the reaction function of the BCB - 2000-2007
Authors: Modenesi, André de Melo
Abstract: A adoção da regra de Taylor é peça fundamental do Novo Consenso em Política Monetária, marcado pelo reconhecimento, realizado tardiamente pela ortodoxia, de que a base monetária é endógena. Com base na literatura resenhada, é estimada a função de reação do Banco Central do Brasil (BCB) para avaliar a condução da política monetária brasileira, após a adoção do regime de metas de inflação. A função de reação do BCB possui características que corroboram a tese de que a formação da taxa Selic é pautada por uma convenção pró-conservadorismo na condução da política monetária, como propõem Nakano e Erber. Os resultados apontam excessiva lentidão nos movimentos dos juros e um elevado patamar da taxa de equilíbrio, confirmando a tese de que o BCB: a) incorporou a convenção de que há um elevado piso para a Selic; e b) dá pouca atenção ao estado da economia (o desvio da inflação em relação à meta e o hiato do produto) imprimindo demasiado gradualismo na determinação da taxa básica. A principal conclusão é que, mantido o quadro atual, a taxa de juros dificilmente se reduzirá de forma satisfatória. Seria necessária uma drástica deflação para que a Selic caísse significativamente. Isso aponta para a necessidade de um debate sobre a adequação da atual estratégia de estabilização.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.