Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16430
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Radar_77_A5_notas_de_matematica_do_ensino_medio.pdf | 107.39 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb |
Authors: | Kubota, Luis Claudio Rosa, Mauricio Benedeti |
Abstract: | O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática – medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar os papéis da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas – a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais associações positivas para as notas de matemática do Saeb são a existência de exame de ingresso e o indicador de nível socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Ainda, enquanto o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb, os coeficientes das premiações OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16410 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Radar - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.