Publicação: Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2021
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática – medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar os papéis da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas – a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais associações positivas para as notas de matemática do Saeb são a existência de exame de ingresso e o indicador de nível socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Ainda, enquanto o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb, os coeficientes das premiações OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
KUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Mauricio Benedeti. Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, p. 39-45, dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/radar77art5
