Publicação:
Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2021

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática – medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar os papéis da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas – a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais associações positivas para as notas de matemática do Saeb são a existência de exame de ingresso e o indicador de nível socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Ainda, enquanto o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb, os coeficientes das premiações OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

KUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Mauricio Benedeti. Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, p. 39-45, dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/radar77art5

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais