Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1667
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1163.pdf186.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Tecnologia na agricultura brasileira: indicadores de modernização no início dos anos 2000
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1163: Tecnologia na agricultura brasileira: indicadores de modernização no início dos anos 2000
Technology in Brazilian agriculture: indicators of modernization in the early 2000s
Authors: Figueiredo, Nelly Maria Sansígolo de
Corrêa, Angela Maria Cassavia Jorge
Abstract: Este trabalho trata da evolução recente na modernização da agropecuária nacional no início dos anos 2000. Para isso são feitas estimativas de vários indicadores de modernização, segundo suas manifestações na propriedade agrícola. São considerados indicadores que expressam a produtividade agrícola, o progresso técnico e a intensidade do uso de capital, com base em fontes do governo e da indústria, dada a restrição de que o último censo agropecuário do país data de 1995/1996. A maioria dos indicadores estimados é apresentada como razões, cujo denominador é o número de pessoas ocupadas ou a área de lavouras. Analisam-se também as diferenças regionais dos níveis de modernização, tomando-se como referência os dados de 2002. Os resultados apontam para o fato de, no início dos anos 2000, a modernização agrícola no Brasil estar associada ao rápido crescimento da intensidade do uso da terra e da relação capital–trabalho, com reflexos sobre os extraordinários ganhos de produtividade ocorridos nesse período. Comparações regionais dos indicadores de modernização em 2002 apontam para a manutenção de disparidades, o que ocorre com a distribuição dos recursos de crédito de custeio e de investimento, confirmando estudos anteriores sobre o assunto.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.