Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomide, Alexandre de Ávila-
dc.contributor.authorLeite, Sabina Kauark-
dc.contributor.authorRebelo, Jorge-
dc.contributor.otherGarcia, Maria Madalena F. (Colaborador)-
dc.contributor.otherBarone, Márcia (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-09-05T18:18:20Z-
dc.date.available2013-09-05T18:18:20Z-
dc.date.issued2006-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1689-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de suporte ao monitoramento das condições de acesso aos serviços de transporte público pelas populações de baixa renda, por meio de um índice-síntese, baseado em informações georreferenciadas, que possa ser adotado nas cidades brasileiras – i.e., um índice sintético que, além de mensurar a oferta de serviços, possa também localizar territorial-mente as áreas de maior carência, orientando e priorizando as soluções dos problemas identificados. Na construção de tal índice, adotou-se a definição de transporte adequado empregada internacionalmente, por meio da mensuração dos atributos de capacidade de pagamento, disponibilidade, acessibilidade e aceitação dos serviços. Na análise dos resultados, detectou-se uma relação direta entre o índice-síntese de transporte adequado e a capacidade de pagamento dos usuários, daí terem sido encontrados os piores índices nas periferias, locais de concentração da população de baixa renda nas cidades. Porém, verificam-se situações desfavoráveis também em áreas não-periféricas, onde existem barreiras físicas que dificultam o acesso aos serviços. Observou-se ainda uma sensível diminuição da oferta de serviços durante os períodos noturnos e nos fins de semana, implicando praticamente sua indisponibilidade para determinados locais nesses períodos. Os índices de segurança, por sua vez, ao contrário do que se imaginava, indicaram que as áreas periféricas e pobres da cidade nem sempre são os setores que apresentam maior número de assaltos dentro dos veículos. O trabalho conclui com recomendações de políticas públicas, entre elas: i) a adoção de medidas para a redução dos custos operacionais e, em conseqüência, das tarifas dos serviços, via a utilização do competitive tendering nas cidades brasileiras, associada a metas de desempenho e qualidade; ii) a concessão de auxílios diretos para os grupos sociais mais vulneráveis que não dispõem do benefício do vale-transporte (e.g., desempregados e trabalhadores de baixa renda do mercado informal de trabalho); e iii) o aperfeiçoamento da participação das comunidades mais pobres na definição e avaliação dos serviços de transporte público.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTransporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequadopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1209: Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequadopt_BR
dc.title.alternativePublic transport and urban poverty: an index-synthesis service appropriatept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical45 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordAcesso aos serviços de transporte públicopt_BR
dc.subject.keywordPopulação pobrept_BR
dc.subject.keywordÍndice-síntesept_BR
dc.subject.keywordOferta de serviços de transporte públicopt_BR
ipea.description.objectiveDesenvolver uma metodologia de suporte ao monitoramento das condições de acesso aos serviços de transporte público pelas populações de baixa renda, por meio de um índice-síntese.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1209pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationNota de conteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis work aims at developing a methodology to support the monitoring of the access of lower income populations to public transport services by means of a synthetic index, an index based on geo-referenced information that can be adopted in Brazilian cities. In other words, it is a synthetic index that, besides measuring the provision of services, can identify the areas worst served by public transport and guide and priori-tize solutions to the problems identified. In the construction of this index we have adopted the international definition of adequacy of transport through the measurement of four attributes: affordability, availability, accessibility, and acceptability. In the analysis of the results, a direct relationship between the synthetic index of adequate transport and users’ affordability was observed, showing the important role played by affordability in the access of the poor to these services. Consequently, the worst indices were found in the suburban areas, where there is a high concentration of low-income populations. However, unfavourable situations were also spotted in non-peripheral areas, where accessibility is hindered by physical barriers. A significant decrease in the supply of services during the night and at weekends was also noticed, implying lack of services for certain areas in those periods (availability). On the other hand, the security indices (acceptability), contrary to what was expected, showed that the poor, peripheral areas of the city are not always those that hold the highest rates of hold-ups in vehicles. To conclude, this paper provides some recommendations regarding public policies: the adoption of measures to reduce operational costs by the introduction of competitive tendering regulation model in Brazilian cities, combined with performance and quality targets; granting direct benefits to those social groups that are not entitled to subsidized bus passes namely the jobless, and lower-income workers in the informal job market; and the increasing participation of low-income communities in the specification and evaluation of the public transport services.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1209.pdf5.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.