Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGazoni, Jefferson Lorencini-
dc.contributor.authorMota, José Aroudo-
dc.contributor.authorBrasileiro, Iara Lúcia Gomes-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Xavier Ywata de-
dc.coverage.spatialEstado do Espírito Santopt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-09-17T17:13:48Z-
dc.date.available2013-09-17T17:13:48Z-
dc.date.issued2006-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1746-
dc.description.abstractEste estudo se propôs a elaborar o perfil psicográfico da demanda por visitação e estimar o valor econômico do uso recreativo do Parque Estadual de Itaúnas (ES) por intermédio de uma abordagem psicográfica do Método do Custo de Viagem (Travel Cost Method –TCM). Evidenciaram-se demandas por transformações semelhantes entre indivíduos de mesmo perfil psicográficos utilizados na pesquisa. Os turistas alocêntricos e semi-alocêntricos demandam por um ambiente mais conservado, enquanto os de outros perfis exigem maiores transformações. Os benefícios gerados ao universo de visitantes foram estimados em R$ 32.758.992,03 por ano e o valor econômico anual da utilidade recreativa do Parque em cerca de R$ 116.010.963,30. Os resultados sugerem ser possível a gestão não somente do número de visitantes, como tem sido comumente demonstrado, mas, ainda, das diferentes demandas por “melhorias”. Ou seja, interferir conscientemente no ritmo e na tipologia das transformações locais por meio de alterações promovidas na demanda efetiva.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleValoração econômica do Parque Estadual de Itaúnas (ES)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1238: Valoração econômica do Parque Estadual de Itaúnas (ES)pt_BR
dc.title.alternativeEconomic valuation of Itaúnas State Park (ES)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical23 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordParque Estadual de Itaúnaspt_BR
dc.subject.keywordVisitação turísticapt_BR
dc.subject.keywordValor econômico do turismopt_BR
ipea.description.objectiveElaborar o perfil psicográfico dos turistas visitantes do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), conforme definição proposta por Stanley C. Plog em 1974, e estimar o valor econômico do uso recreativo do PEI.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1238pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study elaborates a psychographics profile of the tourists visiting the Itaúnas State Park (Parque Estadual de Itaúnas), Espirito Santo, Brazil, and estimates the recreative use economic value for the Park, using a psychographics approach of the Travel Cost Method (TCM). It was observed that tourists in the same psychographics profile demand similar transformations, while there was a noticeable difference between tourists in different profiles. The alocentrics and near-alocentrics visitors demand a more natural environment, while the other profiles demand more transformations. The Itaúnas State Park receives close to 215 thousands visitors per year. The annual benefits generated to the universe of visitors was estimated in R$ 32.758.992,03 and the economic value of the Park recreative utility was R$ 116.010.963,30 per year. The results suggested the possibility to manage not only the overall number of visitors, but also the different demands for new facilities/improvements. Therefore, it may be possible to intervene conscientiously in the pace and types of local transformations by effective demand management.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTerceiro Setor. Serviçospt_BR
Appears in Collections:Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1238.pdf182.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.