Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1803
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1159.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise da matriz por atividade econômica do comércio interestadual no Brasil - 1999
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1159: Análise da matriz por atividade econômica do comércio interestadual no Brasil - 1999
Matrix analysis by economic activity in interstate commerce in Brazil - 1999
Authors: Vasconcelos, José Romeu de
Oliveira, Márcio Augusto de
Abstract: Este documento analisa a pauta das exportações do comércio por vias internas, através da qual foi possível compreender e avaliar as relações comerciais entre os estados, a utilização dos produtos importados pelos estados, a natureza das atividades econômicas exportadoras, a intensidade de fatores e/ou definidores de competição das referidas atividades, os encadeamentos existentes entre suas estruturas produtivas, bem como o grau de (in)dependência econômica dos estados. Essas e outras questões permitem avaliar, por exemplo, os impactos de políticas industriais ou tributárias (isenções ou renúncias fiscais) nas regiões ou mesmo definir políticas de promoção de investimentos em determinadas atividades econômicas nos estados. A importância das informações sobre os padrões comerciais existentes no país refere-se à definição de políticas públicas, que podem abranger diversas áreas: tributárias e fiscais, de planejamento e de desenvolvimento regional.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Interno: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.