Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1813
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1601.pdf5.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O labirinto das cidades brasileiras: heranças urbanísticas e configuração espacial
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1601: O labirinto das cidades brasileiras: heranças urbanísticas e configuração espacial
Authors: Medeiros, Valério Augusto Soares de
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Barros, Ana Paula Borba Gonçalves
Abstract: Este artigo explora a leitura da cidade por meio de sua configuração (o grau de relacionamento entre as partes componentes), analisando a relevância da estratégia para a interpretação do espaço urbano. A pesquisa contempla discussão delimitada em quatro eixos: i) a investigação da intencionalidade da forma-espaço dos assentamentos brasileiros enquanto resultado de processos socioculturais de ocupação do território; ii) a formulação de duas questões de pesquisa: a) como a forma-espaço resultante nas cidades brasileiras pode ser interpretada a partir das leis espaciais; e b) como as cidades brasileiras são entendidas a partir do ponto de vista configuracional; iii) uma amostra é composta por 44 cidades brasileiras, selecionadas a partir dos critérios demográfico e patrimonial; e iv) a exploração de aspectos topológicos e geométricos das cidades selecionadas, conforme quatro categorias de análise: a) forma e distribuição; b) densidade e compacidade; c) topologia; e d) zoneamento e centralidades. A leitura é guiada pelo aparato teórico, metodológico e técnico da Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe Espacial (HILLIER; HANSON, 1984; HILLIER, 1996; HOLANDA, 2002), corrente fundeada em princípios do estruturalismo a partir de filiação ao pensamento sistêmico e holístico. O olhar é aquele sujeito à representação denominada mapa axial, obtido traçando-se, sobre a malha viária, o menor número possível de retas que representam acessos diretos por meio da trama urbana. Do processamento das conexões entre as retas pode-se gerar uma matriz matemática de interseções, a partir da qual são calculados por aplicativos especialmente programados para este fim - Axwoman , Depthmap e Mindwalk são exemplos - valores representativos de suas inter-relações axiais. Dos achados, três expressões repetidamente emergiram: espaço de fragmentação, colcha de retalhos e oásis no labirinto. O que significariam? Este texto é o primeiro de uma série de artigos que o Ipea publicará incorporando os instrumentos da Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe Espacial a estudos urbanos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Habitação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.