Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1829
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1290.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O esgotamento do papel do salário mínimo como mecanismo de combate à pobreza extrema
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1290: O esgotamento do papel do salário mínimo como mecanismo de combate à pobreza extrema
The depletion of the minimum wage role as a mechanism for combating extreme poverty
Authors: Giambiagi, Fabio
Franco, Samuel
Abstract: O artigo analisa a evolução do salário mínimo (SM) no Brasil depois da estabilização do Plano Real. Mostra-se que entre 1994 e 2007, a variável teve um aumento real acumulado de mais de 100%. Com isso, seu valor avançou na escala de rendimentos, estimando-se que em 2007 tenha alcançado 41% do rendimento médio. Mesmo em 2005, antes dos aumentos reais importantes observados em 2006 e 2007, o SM representava um valor correspondente a mais de duas vezes o rendimento médio dos 20% mais pobres e quase 20% superior ao rendimento médio dos 50% mais pobres em nível nacional e, no Nordeste, seu valor era inclusive maior do que o rendimento da média dos 90% mais pobres. O artigo aponta para o esgotamento da eficácia da política de aumentos reais do SM como instrumento de políticas de redução da pobreza extrema. Em função disso, sugere-se congelar o valor real do SM na próxima década e concentrar os recursos públicos, na margem, em políticas mais bem focalizadas e com maior retorno social.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.