Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1849
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1001.pdf101.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Redistribuição do gasto público em democracias federativas: análise do caso brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1001: Redistribuição do gasto público em democracias federativas: análise do caso brasileiro
Redistribution of public spending on federal democracies: Brazilian case analysis
Authors: Piancastelli, Marcelo
Camillo, Ronaldo
Abstract: Este trabalho discute as interações entre economia e política no sistema fiscal federalista. Um modelo de equilíbrio geral das relações intergovernamentais, baseado em teorias de redistribuição do gasto público e de política eleitoral, é especificado a fim de mostrar como cada nível de governo subnacional tenta ampliar sua participação na despesa pública consolidada. Considera ainda o jogo político-redistributivo e o vê como endógeno ao federalismo fiscal pela escolha de variáveis independentes emanadas diretamente do processo de decisão política. Ao proceder assim, este texto contribui para preencher lacunas decorrentes da falta de evidências empíricas pertinentes a esse tema e, ao mesmo tempo, lança luz nas atuais dificuldades do sistema federalista brasileiro. Contribui, também, para o delineamento de políticas mais efetivas e, portanto, para as instituições encarregadas de manter políticas que envolvam o governo central e os governos subnacionais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.