Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1854
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.contributor.author | Holanda, Frederico Rosa Borges de | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Valério Augusto Soares de | - |
dc.contributor.author | Barros, Ana Paula Borba Gonçalves | - |
dc.contributor.other | Furtado, Bernardo Alves (Comentários) | - |
dc.contributor.other | Monasterio, Leonardo Monteiro (Comentários) | - |
dc.contributor.other | Almeida, Acir dos Santos (Comentários) | - |
dc.contributor.other | Ferreira, Glauco (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | França, Mônica (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-09-30T14:03:12Z | - |
dc.date.available | 2013-09-30T14:03:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1854 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento. | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | The use of space syntax in urban transport analysis: limits and potentials | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of space syntax in urban transport analysis: limits and potentials: Discussion Paper 1630a | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 50 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sintaxe espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas viários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração | pt_BR |
ipea.description.objective | Explorar o potencial e os limites da aplicação da Sintaxe Espacial na análise de configurações urbanas que proporcionem ambientes de maior eficiência para o desempenho do transporte nas cidades. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1630a | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui anexo | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper explores the potentials of applying Space Syntax methodology to analyze the effects of urban configuration on cities’ transport performance. The empirical analysis takes as a case study the Federal District (Brazil) and its 19 administrative regions considering its urban road systems configurations. Based on Simple Linear Regressions, the paper analyzes the effects that urban configurations with different integration degrees tend to have on the average time spent in car trips within those road systems. The integration degrees are calculated using traditional configurational variables as well as topo-geometric variables. The results indicate that traditional topological measures are of little use in studies on the effects of road configuration on urban transportation performance. In addition, topo-geometric measures have shown much better results. Finally, preliminary findings suggest that more integrated and compact road systems (regarding topological and geometrical terms) tend to provide more efficient urban configurations for the cities’ transport performance. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_1630a.pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.