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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1885
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TD_1185.pdf | 258.95 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Aprendizado e seleção: uma análise da evolução educacional brasileira de acordo com uma perspectiva de ciclo de vida |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 1185: Aprendizado e seleção: uma análise da evolução educacional brasileira de acordo com uma perspectiva de ciclo de vida Learning and selection: an analysis of the Brazilian education evolution according to a life cycle perspective |
Authors: | Soares, Sergei Suarez Dillon |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é analisar as tendências educacionais dos últimos 20 anos, levando sempre em conta duas características dos sistemas educacionais: a seleção e a estratificação etária. Todos os sistemas educacionais formais se dividem em ciclos que, grosso modo, correspondem a faixas etárias. Outra característica de todos os sistemas educacionais é que têm um duplo objetivo: formar e selecionar. Ao contrário da maioria dos outros países do mundo, no Brasil há uma forma de seleção – a repetência em massa – que descasa os ciclos educacionais de suas faixas etárias. Por tal razão, este trabalho tenciona sempre manter dois olhares, um por idade e outro por faixa etária. Após uma introdução que resume a dinâmica demográfica do período, os principais indicadores analisados são o acesso a cada nível escolar, representado pela taxa de matrícula líquida; o impacto da repetência, representado pela distorção idade–série ao fim de cada ciclo; e o aprendizado medido por avaliações padronizadas. Tenciona-se analisar tanto níveis como distribuição, uma vez que as desigualdades são fortes no Brasil. As principais conclusões são que, a despeito da vitória da universalização do acesso, o processo educacional ainda leva a resultados insatisfatórios em termos de médias e reproduz as desigualdades presentes na sociedade brasileira. O trabalho termina com uma série de recomendações de políticas para todos os níveis educacionais, que vão desde a universalização da pré-escola nas áreas urbanas até a adequação da oferta de educação de jovens e adultos e ensino superior à sua demanda potencial. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
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