Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ricardo Paes de-
dc.contributor.authorLam, David-
dc.contributor.otherMacedo, Roberto (Comentários)-
dc.coverage.spatialRegião Nordeste do Brasilpt_BR
dc.coverage.spatialSão Paulo, Brasilpt_BR
dc.coverage.temporal1982pt_BR
dc.date.accessioned2013-10-04T14:15:32Z-
dc.date.available2013-10-04T14:15:32Z-
dc.date.issued1993-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1898-
dc.description.abstractO texto analisa os determinantes de escolaridade a nível de domicílio para crianças de 14 anos nas regiões urbanas de São Paulo e do Nordeste do Brasil, usando os dados da PNAD de 1982. Compara a escolaridade e a renda dos pais em São Paulo e no Nordeste, e encontra diferenças regionais nas características dos pais que são consistentes com as diferenças regionais dos resultados escolares das crianças. O estudo conclui que o aumento de escolaridade não responderá a melhorias no status sócio-econômico do domicílio em si. Os resultados sugerem que maior quantidade e melhor qualidade na oferta de ensino podem eliminar uma grande fração da diferença de escolaridade entre as regiões, mesmo na ausência de mudanças substanciais no status sócio-econômico dos pais.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIncome inequality, inequality in education, and children's schooling attainment in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 294: Income inequality, inequality in education, and children's schooling attainment in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeA desigualdade de renda, a desigualdade na educação, e escolarização das crianças no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical35 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordEscolaridadept_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar os determinantes de desempenho escolar, em nível familiar, dos jovens de 14 anos, nas regiões urbanas de São Paulo e do Nordeste brasileiro, utilizando dados provenientes do PNAD - 1982.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 294pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper analyzes the determinants of schooling attainment at the household level for 14-year-olds in urban regions of São Paulo and Northeast Brazil, using data from the 1982 PNAD. We find mean schooling of 4.75 years in São Paulo, and 3.25 years in the Northeast, both far short of the seven years of schooling that should have been completed by 14-years-olds. In attempting to explain the 1.5 year advantage in the schooling attainment of 14-year-olds in São Paulo, we find regional differences in the characteristics of parents that are consistent with the regional difference in child outcomes. Parents’ schooling and income are considerably higher in São Paulo, and inequality in parental schooling is higher in the Northeast. Regression estimates imply substantial positive effects of parental schooling and income on child schooling attainment. Our results suggest that only a small proportion of the gap in schooling attainment between São Paulo and the Northeast can be explained by differences in parental characteristics, however. Using our regression coefficients and mean characteristics in each region to predict schooling attainment off 14-year-olds, we are able to explain less than 20 percent of the 1.5 year schooling gap between the Northeast and São Paulo. This suggest that child schooling attainment will be relatively unresponsive to improvements in the socioeconomic status of household per se. The results suggest that direct increases in the quantity and quality of schooling supplied may be able to eliminate a large fraction of the schooling gap between regions, even in the absence of substantial changes in the socioeconomic status of parents.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0294.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.