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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1901
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Soares, Ricardo Pereira | - |
dc.contributor.author | Campos Neto, Carlos Alvares da Silva | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1995-2005 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-04T14:26:02Z | - |
dc.date.available | 2013-10-04T14:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2006-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1901 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, busca-se analisar se os valores de pedágio das rodovias a serem operadas por meio de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão situar-se acima do necessário para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Por isso, neste estudo, analisam-se os procedimentos que determinam a tarifa inicial do pedágio – considerando-se a lógica da tomada de decisão do investidor privado – e levanta-se a sistemática prevista para reajuste e revisão do valor do pedágio. Para tanto, utiliza-se como referência a experiência das rodovias “pedagiadas”, a qual mostra que as tarifas de pedágio apresentaram crescimento real no período analisado (1995-2005). No estudo, conclui-se que deve haver uma melhor combinação das três variáveis importantes – tarifa, prazo e demanda (fluxo de veículos) – para assegurar a justa remuneração da concessionária e o menor ônus para o usuário. Sugere-se, portanto, que os processos licitatórios sejam definidos a favor das empresas que apresentarem a melhor combinação entre o menor valor presente de receita de pedágio (tarifa versus fluxo de veículos) e o menor prazo da concessão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Das concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágio | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1186: Das concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágio | pt_BR |
dc.title.alternative | Road concessions to public-private partnerships: concern for the value of the toll | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 41 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedágios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parcerias Público-Privadas (PPP) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tarifas de pedágio | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar se os valores de pedágio das rodovias a serem operadas por meio de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão situar-se acima do necessário para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1186 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
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File | Description | Size | Format | |
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TD_1186.pdf | 166.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
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