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dc.contributor.authorTurchi, Lenita Maria-
dc.contributor.otherGuimarães, Christine Viveka (Colaborador)-
dc.contributor.otherAmparo, Paulo Pitanga do (Colaborador)-
dc.date.accessioned2013-11-05T18:41:48Z-
dc.date.available2013-11-05T18:41:48Z-
dc.date.issued1997-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2053-
dc.description.abstractEste texto tem como objetivo fazer uma leitura sociológica dos manuais de qualidade total e discutir os impactos desse modelo de gestão nas relações de trabalho. Nos dois primeiros capítulos, são analisadas as dimensões do conceito de qualidade e as bases teórico- metodológicas que estruturam as diversas versões do modelo de qualidade total. No terceiro capítulo, são apresentados os resultados de pesquisas internacionais sobre os efeitos do modelo de gestão pela qualidade total no cotidiano dos trabalhadores. O estudo conclui que o modelo de qualidade total não se constitui num novo paradigma substituto para o modelo taylorista, como advogam seus proponentes, nem pode ser visto apenas como um discurso ideológico, como afirmam seus críticos mais radicais. A qualidade total, longe de ser um modelo acabado, deve ser tratada como um corpo teórico em formação (com elementos de várias abordagens organizacionais) que traz algumas novidades nesse terreno. Tais novidades, nas áreas relativas ao comportamento humano e das organizações, devem ser melhor desenvolvidas teoricamente, assim como precisam ser testadas empiricamente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleQualidade total: afinal, de que estamos falando?pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 459: Qualidade total: afinal, de que estamos falando?pt_BR
dc.title.alternativeTotal quality: after all, we're talking about?en
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical56 p.pt_BR
dc.rights.licenseLicença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordQualidade totalpt_BR
dc.subject.keywordGestão pela qualidade totalpt_BR
dc.subject.keywordConceito de qualidade totalpt_BR
ipea.description.objectiveApresentar as dimensões do conceito de qualidade e discutir as bases teórico-metodológicas que estruturam as diversas versões de qualidade total.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros

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