Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2063
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_829.pdf556.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Abertura comercial, reestruturação industrial e exportações brasileiras na década de 1990
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 829: Abertura comercial, reestruturação industrial e exportações brasileiras na década de 1990
Trade liberalization, industrial restructuring and Brazilian exports in the 1990s
Authors: Miranda, José Carlos
Abstract: O presente texto sintetiza pesquisa realizada pela CEPAL, entre agosto de 1999 e junho de 2000, sobre as perspectivas imediatas e de médio prazo das exportações brasileiras. O painel total, acompanhado de empresas e associações empresariais, era responsável pelas seguintes fatias das exportações setoriais: 56% no caso de extração e produção de minérios, 29% em siderurgia e metalurgia, 32% em química e petroquímica, 48% em papel e celulose, 15% no caso das agroindústrias, 10% em têxtil e vestuário, 45% em veículos e autopeças, 100% no caso da indústria aeronáutica, 14% nas indústrias de eletrodomésticos e 19% nas de máquina e equipamentos. Seus resultados são apresentados em três partes. A primeira discute a reestruturação da indústria brasileira, sublinhando as estratégias e condutas empresariais prevalecentes nas duas últimas décadas. A segunda fotografa a pauta de exportações dos anos 1990, avaliando a atual inserção brasileira no comércio mundial. A última, por sua vez, discute as vantagens competitivas, avalia os requisitos de inserção internacional e apresenta as decisões de investimento, produção e exportação de empresas selecionadas, destacando o grau de adequabilidade de cada uma dessas decisões à necessidade de geração de superávits comerciais. Sugere-se, também, algumas medidas de política industrial e tecnológica que poderiam contribuir para tal objetivo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.