Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2083
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1247.pdf523.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma decomposição da desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil: 1984-2005
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1247: Uma decomposição da desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil: 1984-2005
A income inequality decomposition of labor in Brazil: 1984-2005
Authors: Foguel, Miguel Nathan
Azevedo, João Pedro
Abstract: Este estudo decompõe algumas medidas de desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil para o período 1984-2005. Essa decomposição permite uma análise das contribuições de três componentes: a) quantidade, a qual está associada a características (produtivas) observáveis dos trabalhadores (por exemplo, educação e experiência); b) preço, o qual mede os retornos a essas características observáveis; e c) residual, que capta a parcela atribuída a fatores não-observáveis que afetam a remuneração dos trabalhadores. Os resultados dessa decomposição foram obtidos com base numa modificação simples da metodologia proposta por Juhn, Murphy e Pierce (1993). A finalidade dessa modificação é permitir uma interpretação de natureza contrafactual dos efeitos dos três componentes mencionados sobre a variação temporal na desigualdade de rendimentos do trabalho. As bases de dados utilizadas são as Pnads disponíveis durante o período de análise. Os resultados mostram que a contribuição dos fatores não-observáveis parece ter sido a mais importante para o período como um todo. Entretanto, no período mais recente (2001-2005), ambos os componentes preço e não-observáveis desempenham os papéis mais relevantes.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.