Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de-
dc.contributor.authorDuarte, Bruno de Carvalho-
dc.contributor.otherVidal, Erika Elizabeth (Estatísticas)-
dc.contributor.otherLima, Adriana (Estatísticas)-
dc.coverage.spatialRegião Norte do Brasilpt_BR
dc.coverage.spatialEstado do Maranhãopt_BR
dc.coverage.spatialEstado do Mato Grossopt_BR
dc.coverage.temporal1996-1998pt_BR
dc.date.accessioned2013-11-12T13:28:49Z-
dc.date.available2013-11-12T13:28:49Z-
dc.date.issued2002-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2105-
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se uma análise da situação educacional nos estados que compõem a Amazônia Legal (estados da região Norte, Maranhão e Mato Grosso), no período compreendido entre os anos de 1996 e 1998, concentrando-se a atenção para o ensino fundamental e o médio, devido à alta importância dos mesmos, inclusive explicitado na Constituição Federal de 1988, onde se enfatiza a obrigatoriedade na provisão pública daquele nível de ensino e crescente obrigatoriedade do ensino médio. Construiu-se um esquema analítico subdividido em quatro itens, de modo que cada um deles, através da análise de seus respectivos indicadores e da comparação entre regiões e Brasil, possa dar uma visão mais ampla e clara dessa importante área, um dos objetivos primordiais das políticas públicas sociais. Os resultados obtidos através da análise desses indicadores mostram que a região da Amazônia Legal apresenta situação educacional pior do que a média nacional e demais regiões. No entanto, depreende-se da mesma análise que, no geral, tal situação está mudando para um quadro mais positivo, embora se constate que alguns dos indicadores estaduais variaram com velocidades heterogêneas contrariando a tendência média de variação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePanorama da educação nos estados que compõem a Amazônia Legalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 872: Panorama da educação nos estados que compõem a Amazônia Legalpt_BR
dc.title.alternativeLandscape of education in the states that make up the governamental program Amazônia Legalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical61 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSituação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
ipea.description.objectiveApresentar as estatísticas educacionais mais relevantes que foram possíveis de ser elaboradas para os estados (envolve a ação estadual e municipal) que compõem a Amazônia Legal, com vistas a formar um panorama das condições educacionais da população dessa região e de seu sistema educacional, para o período recente.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 872pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper presents an analysis of the educational situation in the States of North region, Maranhão and Mato Grosso, which constitute what is called Amazônia Legal. The period of the analysis contains the years between 1996 and 1998, focusing in the elementary and high school education, due to the main importance of them, as stated in the Federal Constitution of 1988, where it is stresses the public mandatory supply for the elementary education and the growing role of the government for high school education. This paper conducts an analytical approach divided in fours items allowing comparisons between the various regions and with the average of the country, through the analysis of the representing indicator. Therefore one could have a better and clearer view of the education sector, which is one of the most important matter for any social public policy. The results obtained through the analysis of the indicators, show that the region of Amazônia Legal presents the worst educational situation if compared to other geographic regions. On the other hand, the analysis also shows that the situation is improving on the average despite the fact that it presents great variations between States, often contraring the average variation trend.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_872.pdf315.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.