Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2117
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1191.pdf692.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Construção de indicadores antecedentes para a atividade industrial brasileira e comparação de metodologias
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1191: Construção de indicadores antecedentes para a atividade industrial brasileira e comparação de metodologias
Construction of leading indicators for the Brazilian industrial activity and comparison of methodologies
Authors: Hollauer, Gilberto
Issler, João Victor
Abstract: Neste primeiro trabalho sobre indicadores antecedentes, foi feita uma pequena revisão do estado da arte. Situou-se o tema, aplicando e testando, dentro da amostra, algumas metodologias de construção de indicadores antecedentes para atividade industrial, visando ao monitoramento do crescimento da atividade industrial e à detecção de ciclos de crescimento/recessão da atividade industrial. Com relação à seleção das séries para o caso brasileiro, este trabalho está apoiado na literatura recente (SPACOV, 2001). Foram testadas e selecionadas as séries antecedentes por antecedência, comparando-as com a literatura. Especificamente, testou-se uma versão baseada em um sistema vetorial auto-regressivo, com e sem correção de erro, bem como um sistema de previsão de ciclos binário. Concluiu-se que os métodos vetoriais auto-regressivos com correção de erro são convenientes para o monitoramento da atividade industrial.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.