Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2134
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1246.pdf254.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Cotas tarifárias e o impacto sobre as exportações agrícolas brasileiras na União Européia
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1246: Cotas tarifárias e o impacto sobre as exportações agrícolas brasileiras na União Européia
Tariff-rate quotas and the impact on Brazilian agricultural exports in the European Union
Authors: Kume, Honorio
Piani, Guida
Miranda, Pedro
Abstract: O papel da cota tarifária como instrumento de proteção ainda não é bem compreendido. Muitas vezes ignora-se que apenas um dos três instrumentos da cota tarifária (seu volume e as tarifas intra e extracota), dependendo da demanda, efetivamente restringe as importações, sendo os demais redundantes. Assim, a oferta de cotas adicionais geralmente propostas nas negociações comerciais não implica necessariamente um aumento equivalente na quantidade exportada. Além disso, na estimativa de ganho de receita deve ser considerada a variação na renda extraordinária proporcionada pela cota adicional. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de uma avaliação correta dos efeitos de cotas tarifárias adicionais para as exportações brasileiras de produtos agrícolas, com base na proposta européia no âmbito das negociações para um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Européia.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.